Economia: a fabricação de veículos impulsionou a região Sudeste do Brasil em 2021

A fabricação de veículos impulsionou a economia na região Sudeste do Brasil em 2021. Confira outras análises do Banco Central!

No Sudeste, o crescimento econômico em 2021 foi relevante, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), após expressivo recuo em 2020, a fabricação de veículos aumentou significativamente em 2021. Confira outros pontos relevantes analisados pelo Banco Central do Brasil (BCB), conforme divulgação realizada na data desta publicação.

Economia: a fabricação de veículos impulsionou a região Sudeste do Brasil em 2021

Essa mesma trajetória, embora em intensidade menor, repetiu-se em outras atividades, como nos segmentos metal, mecânico, vestuário e têxtil e minerais não metálicos. De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a construção, que já havia iniciado a recomposição no segundo semestre de 2020, continuou em recuperação, com aumento de 122 mil vagas de emprego, principalmente no segmento de construção de edifícios e serviços especializados em São Paulo e Minas Gerais. 

Alta disseminada entre as atividades

Como nas demais regiões, o setor de serviços condicionou a atividade regional – no Sudeste, houve alta disseminada entre as atividades, sobressaindo os serviços de informação e de intermediação financeira. Prejudicada por quebras nas safras de cana-de-açúcar, café e milho, o setor agrícola restringiu a expansão econômica regional, com impacto limitado pelo reduzido peso da atividade na região.

Nos três primeiros trimestres de 2021, o Sudeste manteve processo de retomada econômica, em ritmo mais moderado do que no final de 2020. Entretanto, no último trimestre do ano, a economia da região perdeu dinamismo, em função dos resultados negativos da indústria e do comércio. 

O varejo repercutiu retração na massa de rendimento no Sudeste

Enquanto o varejo repercutiu retração na massa de rendimento, a indústria ainda apresentou dificuldades na cadeia de suprimentos – embora inferiores às de 2020 – e sofreu os impactos da elevação dos custos de produção, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

O Sul apresentou a maior taxa anual de crescimento do IBCR em 2021

De acordo com a análise do Banco Central do Brasil (BCB), o Sul apresentou a maior taxa anual de crescimento do IBCR em 2021. A produção agrícola, que concorreu para a queda da atividade em 2020, cresceu. Sendo assim, a recuperação generalizada das safras no Rio Grande do Sul, após quebras no ano anterior, sobretudo na soja, compensou a menor produção no Paraná em 2021. 

Acompanhe os dados oficiais sobre a economia

Acesse o documento oficial no site do Banco Central do Brasil (BCB) para obter as informações de forma integral. Haja vista que é necessário que o cidadão acompanhe as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), considerando que são muitos os fatores que impactam na inflação e no fluxo de oferta e demanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.