B3: diversos projetos apoiam a educação financeira nas escolas públicas

Diversos projetos apoiam a educação financeira nas escolas públicas. Confira informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3)!

A educação financeira proporciona um conhecimento fundamental para ter uma melhor qualidade de vida, principalmente para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

B3: diversos projetos apoiam a educação financeira nas escolas públicas

Por isso, a B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado da Bolsa de Valores do Brasil (B3), tem como estratégia investir na melhoria estrutural da educação pública para contribuir com a redução de desigualdades sociais. 

Parcerias

De acordo com informações oficiais, também apoia, entre outras iniciativas, projetos dedicados à educação financeira em escolas públicas, como os implementados pelo Instituto Ânima, o Instituto BEI e o Instituto Brasil Solidário.

Segundo destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3), essas organizações atuam alinhadas aos direcionamentos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que desde 2018 inclui a Educação Financeira como um tema transversal dos currículos escolares de todas as escolas do Brasil.

Metodologias atualizadas

Além disso, também na linha de apoiar redes públicas de ensino, o Instituto BEI, por meio do projeto Aprendendo a Lidar com Dinheiro, oferece formação para professores, gestores e coordenadores escolares de Goiás e Pernambuco e estimula a aplicação de metodologias ativas em sala de aula considerando problemas e situações reais de cada contexto socioeconômico.

Prêmio BEI e o estímulo à inovação

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) destaca que, em 2022, a instituição lançou o Prêmio BEI de Educação Financeira para Escolas Públicas, que objetiva identificar, valorizar e divulgar educadores de todo o Brasil que desenvolvem e estimulam a temática da educação financeira em suas turmas.

De forma mais lúdica, o Instituto Brasil Solidário usa jogos para fomentar a educação financeira em escolas públicas e comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), explica a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Impacto positivo para a sociedade

A estratégia se orienta pelas evidências acadêmicas de que o uso de jogos na área de educação financeira tem impacto positivo no aprendizado dos alunos. A Bolsa de Valores do Brasil (B3) explica que o projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios, um de tabuleiro e outro de cartas, visa exercitar as habilidades de poupar, empreender e investir

Ampla capacitação

As dinâmicas são desenhadas de forma transversal e podem ser aplicadas interdisciplinarmente em alinhamento com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A Bolsa de Valores do Brasil (B3) destaca que a iniciativa, além de fazer a doação dos jogos para as escolas parceiras, oferece capacitação aos educadores dos 209 municípios apoiados em 25 estados brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.