Tipos de comunicação no trabalho: Conheça 3 diferentes

Conhecer os diferentes tipos de comunicação no trabalho é uma peça-chave para construir uma atmosfera que inclua a todos e ofereça interações ricas e relevantes. Afinal, a comunicação pode fazer toda a diferença nos resultados de uma empresa. Por isso, trouxemos alguns detalhes sobre formas diferentes de interagir no ambiente de trabalho. Conheça um pouco mais sobre elas.

Tipos de comunicação no trabalho

Separamos 3 tipos de comunicação no trabalho para que você possa conhecer e desenvolver um pouco mais os seus conhecimentos acerca dessa temática.

Lembre-se de que cada tipo de comunicação possui a sua importância e suas características específicas. Conhecê-las é imprescindível para adotar uma postura adequada no espaço de trabalho.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre essas classificações:

1. Comunicação vertical

A comunicação vertical, como o próprio nome nos dá a entender, oferece a interação entre indivíduos de níveis hierárquicos diferentes. Por exemplo, é a comunicação do líder com os seus liderados.

Esse tipo de comunicação precisa acontecer de uma forma constante e recorrente, para que seja possível oferecer aos colaboradores as informações importantes e pertinentes aos mais diversos projetos.

Sendo assim, trata-se de uma interação que ocorre entre dois grupos hierárquicos diferentes, e não entre vários.

Quando há falha nesse tipo de comunicação, a necessidade de retrabalho pode ser quase que constante, resultando em atrasos nas entregas e no desgaste físico e mental dos indivíduos.

2. Comunicação diagonal

A comunicação diagonal é focada em uma inter comunicação. Isto é, ela não foca em um setor ou um grupo de trabalho, mas sim, envolve todas as pessoas da empresa.

Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre em momentos nos quais é necessário disseminar alguma informação importante para todos que trabalham na empresa, como por exemplo, um comunicado sobre alguma mudança relevante.

Além disso, essa comunicação também pode ser usada para compartilhar conteúdos motivacionais com todos os funcionários, colaboradores, líderes, etc., ao mesmo tempo.

Trata-se de algo mais próximo da realidade de todos, que não se restringe a um único grupo. Isto é, algo que engloba todo mundo que atua em prol do desenvolvimento da empresa.

3. Comunicação horizontal

A comunicação horizontal consiste nas interações que acontecem entre indivíduos de um mesmo nível hierárquico dentro da empresa. Isto é, aquela comunicação que acontece entre colaboradores de um mesmo setor.

Normalmente, esse tipo de comunicação costuma ser ainda mais constante que os demais que citamos acima, uma vez que o contato com os colegas do mesmo nível de trabalho é mais frequente.

Quando não é bem trabalhada, essa comunicação pode resultar em problemas de interação dentro da equipe, além de ocasionar conflitos que, muitas vezes, podem ser difíceis de lidar.

Por isso, embora essa comunicação seja entre os colaboradores de um mesmo nível, o líder deve se manter atento para intervir e proporcionar treinamentos adequados caso necessário. Afinal, a interação da equipe faz toda a diferença nos resultados atingidos.

 

Você já conhecia esses tipos de comunicação no trabalho? Conhece algum tipo diferente? Reflita com a gente e não deixe de adicionar um comentário aqui embaixo. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.