Auxílio emergencial: 4ª parcela para ESTE grupo

De acordo com o calendário oficial do programa, nascidos em dezembro já sabem qual vai ser a data do saque da 4ª parcela do Auxílio Emergencial

O Governo Federal está realizando nesta sexta-feira (30) os pagamentos de mais uma parcela do Auxílio Emergencial. Agora é a vez de mais dois grupos receberem o benefício, O primeiro são o das pessoas do Bolsa Família que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0. O segundo é o dos informais que nasceram no mês de dezembro.

No entanto, neste segundo caso, essas pessoas ainda não podem sacar o dinheiro desta quarta parcela. Pelo menos durante este primeiro momento, esses brasileiros que querem movimentar a quantia do benefício precisam fazer isso através do aplicativo Caixa Tem ou mesmo do Internet Banking.

Quem quiser receber o dinheiro em espécie precisa esperar a sua data da liberação do saque. No caso das pessoas que nasceram em dezembro, essa permissão vai acontecer a partir do próximo dia 18 de agosto. Assim, daqui a pouco menos de 20 dias, a quantia vai estar liberada para retirada nos caixas eletrônicos.

Essa é uma regra que vale desde os pagamentos do Auxílio Emergencial no ano passado. Os informais precisam seguir dois calendários. O primeiro é o da liberação do montante em si. De acordo com as informações oficiais, o segundo é o da liberação do saque. É nesta data que é possível realizar a retirada da quantia.

As pessoas que recebem o Auxílio Emergencial através do Bolsa Família não precisam seguir essa regra. Isso porque de acordo com as normas do programa, eles podem fazer o saque do benefício na mesma data da liberação do ciclo. Dessa forma, dá para dizer que eles não precisam esperar por essa segunda liberação.

Fake news

Circula pelas redes sociais uma fake news que afirma que as pessoas precisam usar o dinheiro dentro dez dias depois da liberação da parcela. No entanto, isso não passa de uma informação falsa. Não é assim que os pagamentos funcionam no Auxílio Emergencial.

De acordo com as regras do programa, quem não quiser ou não pude usar o app do Caixa Tem e preferir esperar até a data do saque, pode fazer isso sem maiores problemas. De acordo com as regras gerais, o dinheiro não vai voltar para os cofres públicos por causa disso.

Existe sim uma regra que permite que o montante retorne aos cofres públicos por falta de movimentação. No entanto, esse prazo é de 120 dias. Então apenas se a pessoa passar mais de 120 dias sem mexer no dinheiro é que a quantia vai voltar para os cofres públicos.

Prorrogação

Recentemente o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, os pagamentos do programa deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

De acordo com o Ministério da Economia, cerca de 37 milhões de brasileiros são beneficiários do programa. E essas pessoas não precisam se preocupar com a renovação do benefício pelos próximos meses.

Segundo as informações oficiais, esses usuários irão para a prorrogação do Auxílio de maneira automática. Isso quer dizer portanto que as pessoas não irão precisar realizar nenhum tipo de novo cadastro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.