Auxílio emergencial: Veja quem recebe o segundo lote retroativo

O Governo Federal começou a liberar no início deste ano alguns pagamentos residuais do programa emergencial. A intenção é acertar as contas com um grupo que foi prejudicado durante o pagamento do benefício.

Mais de 450 mil pessoas têm direito a uma parcela retroativa do Auxílio Emergencial. O Governo Federal começou a liberar no início deste ano alguns pagamentos residuais do programa emergencial. A intenção é acertar as contas com um grupo que foi prejudicado durante o pagamento do benefício.

Estão sendo contemplados os pais solteiros chefes de família monoparental que não receberam as cotas duplas do Auxílio Emergencial entre os meses de abril e agosto de 2020 (cinco parcelas). Na ocasião, apenas as mães solteiras nas mesmas condições foram beneficiadas com os passes dobrados.

Acontece que na época o presidente Jair Bolsonaro havia vetado o pagamento das parcelas duplas ao pais solo. Sendo assim, em junho do ano passado o Congresso Nacional se organizou para derrubar o veto do chefe do Executivo, possibilitando agora os repasses retroativos para complementar as cotas simples.

Todavia, para receber os valores o pai solteiro precisa:

  • Ter recebido ao menos uma das cinco parcelas do Auxílio Emergencial liberadas entre abril e agosto de 2020;
  • Comprovar não ter cônjuge ou companheira(o);
  • Ser chefe de família;
  • Ter entre os integrantes da família ao menos uma pessoa menor de 18 anos;
  • Não ter registro de pagamento de cota dupla (R$ 1.200) do programa para outra pessoa (mãe solo) do mesmo grupo familiar.

Como consultar?

Para verificar se tem direito ao benefício, o cidadão deve acessar o portal Dataprev. Veja os passos a seguir:

  1. Acesse o portal de Consulta ao Auxílio Emergencial;
  2. Preencha o campo com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Com o seu nome completo; e
  4. Com o nome da sua mãe completo (ou selecione a opção “mãe desconhecida);
  5. Coloque sua data de nascimento no campo solicitado;
  6. Selecione o reCAPTCHA para provar que é humano;
  7. Clique em “ENVIAR”.

Auxílio Emergencial em 2022

Segundo o Ministério da Cidadania, cerca de 1,3 milhão de pessoas serão contempladas. No dia 13 de janeiro, o benefício retroativo foi liberado para 823,4 mil pais solteiros que se inscreveram no Auxílio Emergencial através dos canais digitais.

Agora, a Caixa deve conceder o benefício para cerca de 459 mil homens que entraram no programa por meio do Bolsa Família (atualmente Auxílio Brasil) e CadÚnico. A expectativa é que o novo repasse ocorre até o início do mês de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.