Saque triplo do PIS; saiba se tem direito

O pagamento do abono salarial referente ao ano-base de 2020 se iniciou no dia 8 de fevereiro para os trabalhadores vinculados ao PIS (Programa de Integração Social) e no dia 15 do mesmo mês para os servidores públicos, que possuem direito ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). 

O que muitos cidadãos não sabem, é que também está disponível a possibilidade de sacar valores referentes ao ano-base de 2019, bem como a cota do Fundo PIS/Pasep. Vale ressaltar que as cotas do fundo são referentes a períodos trabalhados anteriores ao ano de 1988. Desse modo, neste artigo buscaremos sanar as dúvidas dos trabalhadores a respeito do saque triplo. 

O abono salarial ano-base 2020 

Como já dito anteriormente, a liberação do abono salarial referente ao ano de 2020 foi liberada aos trabalhadores no mês de fevereiro. Para ter direito ao benefício do PIS/Pasep é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos durante o ano-base, além de ter trabalhado no mínimo 30 dias. 

Também é necessário estar inscrito no PIS/Pasep ou CNIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). 

Atualmente, o valor do abono salarial é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212. Apesar disso, é importante saber que o benefício é pago de forma proporcional ao período trabalhado. Nesse sentido, se o cidadão trabalhou apenas um mês, deve receber 1/12 do salário nacional 

Os servidores públicos podem consultar mais informações sobre o benefício nos canais de atendimento do Banco do Brasil. Já os cidadãos vinculados ao PIS devem fazer a consulta nos aplicativos Caixa Trabalhador, Caixa Tem e nos demais canais de atendimento da Caixa Econômica Federal. 

O PIS/Pasep de 2019 

Os cidadãos que trabalharam com carteira assinada no ano de 2019 e ainda não sacaram o dinheiro, poderão realizar o saque agora. Para isso, é preciso atender algumas exigências estipuladas pelo governo federal

Sendo assim, para sacar o PIS/Pasep referente a 2019 é necessário que até o ano-base os cidadãos tenham trabalhado por no mínimo cinco anos. Também é preciso ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias. Além dos canais de atendimento do Banco do Brasil e da CAIXA, a consulta pode ser feita no App Carteira de Trabalho Digital ou ligando na central 156. 

As cotas do PIS/Pasep

As cotas do PIS/Pasep referentes aos anos de 1971 a outubro de 1988 também poderão ser resgatadas pelos cidadãos que trabalham com carteira assinada durante este período. De acordo com o governo federal, mais de R$ 23,5 bilhões estão disponíveis para aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Vale ressaltar que mesmo que o trabalhador tenha falecido, os herdeiros podem resgatar as cotas do PIS/Pasep. Os valores podem ser consultados no aplicativo do Fundo de Garantia, além do site e agências das instituições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.