Auxílio Emergencial: quem vai receber o valor adicional nesta sexta, 3

De acordo com o Governo Federal, pagamento adicional do Auxílio Emergencial deverá estar disponível nesta sexta-feira (3)

O Governo Federal deverá começar os pagamentos de uma espécie de adicional do Auxílio Emergencial nesta sexta-feira (3). De acordo com as informações oficiais, a Caixa Econômica Federal vai distribuir esse dinheiro desde as primeiras horas da manhã. Mas afinal de contas, quem vai poder pegar esse montante?

Veja também: Auxílio Brasil: confira o calendário detalhado dos pagamentos de dezembro

Pelo que se sabe até aqui, o dinheiro adicional do Auxílio Emergencial deverá ir para as pessoas que pediram contestação de bloqueios do programa em questão. Vale lembrar que muitos indivíduos que estavam recebendo o benefício tiveram um cancelamento dos pagamentos. Muitas delas decidiram contestar o resultado dentro da própria Dataprev.

Muitas dessas pessoas ainda estavam esperando pelo resultado dessa contestação até agora, ou seja, bem depois do fim do Auxílio Emergencial. De acordo com o Governo Federal, esse benefício fez seu último pagamento há pouco mais de um mês e esses cidadãos só deverão receber esse dinheiro agora.

Ainda segundo o Ministério da Cidadania, esse montante adicional vai também para as pessoas que entraram na Justiça contra o Governo Federal. Acontece que a Dataprev não estava dando a opção de contestação para todo mundo que estava passando por bloqueios. Então alguns usuários decidiram buscar outros meios para contestação.

Pelo que se sabe até aqui, o Governo estava analisando cerca de 20,1 mil casos de contestação. Isso incluindo os caso de pessoas que contestaram pela Dataprev ou pela Justiça mesmo. Destes, cerca de 11,2 mil ganharam o direito de receber esse montante a partir desta sexta-feira (3).

Como consultar?

Mas nem todo mundo sabe que já é possível consultar o resultado desta nova leva de pagamentos do Auxílio Emergencial. Para isso, basta ir até o site oficial da consulta do programa e inserir os dados oficiais.

É aquele mesmo site que se usava quando o Auxílio Emergencial estava fazendo os seus pagamentos regulares. É preciso ter cuidado e confirmar se o endereço é mesmo o do Governo Federal antes de inserir os dados oficiais.

Ainda posso recorrer?

Sim. Ainda é possível recorrer de um bloqueio ou cancelamento do Auxílio Emergencial, mesmo depois do fim do benefício em questão. Só que não vai dar para fazer mais isso através da Dataprev.

A dica neste caso é procurar ajuda da Defensoria Pública da União (DPU) ou mesmo de um juizado especial federal. Em ambos os casos é possível entrar na Justiça para tentar recuperar o dinheiro que não chegou por causa desses bloqueios.

Auxílio Emergencial vai voltar?

Até este momento, aliás, não há nenhum indício de retorno dos pagamentos do Auxílio Emergencial. O Governo Federal já deixou claro que não vai nem prorrogar e nem retomar os repasses do benefício.

O programa em questão, aliás, chegou a atender somente este ano cerca de 39 milhões de brasileiros. Pelo menos é o que dizem as informações do próprio Ministério da Cidadania. O último pagamento aconteceu, portanto, ainda no final de outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.