Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.7/5 - (4 votes)

Auxílio emergencial: PF descobre fraude de R$6 milhões

Polícia Federal (PF) realizou operação de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro. Suspeita é de fraude no Auxílio

O auxílio emergencial chegou oficialmente ao fim ainda no final do último mês de outubro. Entretanto, as investigações sobre possíveis fraudes no benefício ainda seguem acontecendo. Na última terça (12), por exemplo, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra suspeitos de golpes.

A operação Contágios faz uma referência ao vírus da Covid-19. Vale lembrar que o Governo Federal criou o Auxílio Emergencial ainda em 2020 para ajudar as pessoas que estavam passando por dificuldades para criar renda por causa dos fechamentos de serviços que serviram para diminuir a contaminação na pandemia.

A operação aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. A PF cumpriu mandados de busca e de apreensão. A suspeita é que apenas um grupo tenha atuado como organização criminosa e tenha recebido de maneira ilegal o montante de R$ 6 milhões desviados de recursos do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Os agentes disseram que encontraram com o grupo documentos, cartões de banco para saque e também dinheiro. Tudo foi apreendido. Com o material em mãos, a investigação acerca desta possível quadrilha passa a entrar em uma nova fase. Não está descartada a prisão dos suspeitos em uma data próxima.

“A ação é parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (Eiafae), da qual participam a PF, o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Cidadania”, disse a PF.

Auxílio Emergencial

De acordo com dados do próprio Governo Federal, quase 70 milhões de brasileiros receberam ao menos uma parcela do Auxílio Emergencial em 2020. Isso corresponde a uma grande fatia da população total do Brasil.

Hoje, o Ministério da Cidadania considera que o número de pessoas foi mais alto do que era necessário. A avaliação dentro do Governo Federal é de que muitos usuários pegaram o dinheiro do projeto sem precisar do mesmo.

Não é apenas uma opinião. Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) apontam que o Governo Federal pagou bilhões de reais de forma indevida durante os pagamentos do Auxílio Emergencial em 2020.

Alguns não recebem nada

Enquanto várias pessoas parecem ter recebido o dinheiro do Auxílio Emergencial sem precisar, alguns brasileiros que realmente necessitavam da ajuda, não conseguiram nada e ainda pedem para entrar em algum programa.

Em entrevista recente, o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que existe uma massa da população que não consegue receber nenhum programa social do Governo Federal. Eles são chamados de “invisíveis”.

Atualmente, o Governo Federal segue com os pagamentos do seu Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Além disso, o Planalto também segue com os descontos na conta de luz através da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Juntos, os atuais programas do Governo atendem pouco mais de 24 milhões de pessoas. Desses, pouco mais de 18 milhões estão na folha de pagamentos do Auxílio Brasil. O vale-gás conta com pouco mais de 5 milhões de beneficiários.

3.7/5 - (4 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

13 Comentários
  1. flordelice da anunciação Fernandes Diz

    Os invisiveins tambem comem,paga imposto,paga conta de luz,agua e etc.Eu nao culpo o Presidente.Existem pessoas dentro de alguns programas sociais que nao precisam deste auxilio emergencial e bolsa familia.Ai eu me pergunto como recebem.fraucatuas.so pode.Eu to fazendo bico doente.Ja trabalhei desde meus 9 anos.E muito dinheiro desviado é um cancer que nao tem cura ,A gente desanima,mas confio em Jesus!

  2. JEAN torres Diz

    Votem no mito

  3. Barbara Aparecida Diz

    E você João Loco deu pra ver que não é uma pessoa mais inteligente que ele, primeiramente que uma pessoa inteligente é capaz de entender perfeitamente o que ele disse e ser capaz de entender que ele não está defendendo o governo, e sim a população ele quiz dizer que não adianta o governo criar muitos auxílios se parte dele está indo pra pessoas que não está em situações tão extremas com quem realmente precisa… Um pessoa totalmente inteligente conseguiria ler e entender perfeitamente o que ele disse e mesmo com os erros ortográfico apesar que é melhor errar na escrita do que saber escrever pra vomitar a merda de pessoa que a escola formou em cima dos outros!!!!

  4. Luciane Diz

    Eu sou mãe solteira e não consigo receber o auxílio emergencial por que

  5. Andre Diz

    Auxílio emergencial tdo armação do governo conheço pais de família que realmente precisa não conseguirao receber .. aqui fica mnha indignidade pessoas que trabalha com registro recebem maes solteira q seus filhos sao de maiores recebem quem realmente precisa n consegue…ainda sobre o empréstimo outra palhaçada so quem foi benefeciado é quem tem nome limpo ..

  6. Francisca Diassis de Mesquita Diz

    Devido a covid-19 foi recolhida uma parcela do meu auxílio; fui a CEF e me disseram para entrar em contato com o ministério da cidadania. Nunca consegui uma resposta; estou desempregada e sendo sustentada pela minha família. Gostaria de uma resposta por favor!

  7. Raquel Alves de Oliveira Diz

    Tudo mentira e enganação , não se iludam .

  8. ENAH Raline de Souza EU Maria da guia Diz

    Isso e uma grande mentira que Paulo Guedes está falando. Não existe invisíveis.Eu estou como outros país e sem este dinheiro do retroativo de direito por conta de semos eleitores do Lula. Para onde está indo meu dinheiro do retroativo de direito

  9. João loco Diz

    Paulo Mendes esse tal de PEDRO LIRA DA CUNHA não sabe nem escrever direito kkkkkk esse tem q volta aos estudos kkkkkk e deve ser aqles petezao doente baita bobo isso sim e só pra c aparecer

  10. Paulo Diz

    Quero saber do calendário do auxílio emergencial de 2022

  11. Pedro lira da cunha Diz

    Boa tarde esse governo boldonario e uma vergonha disse wue no governo dele não há eriar corrupção o que p governo msis fa, e orrompetas pessoas dando vale ga ai ilio emergencial etc et e mais agravante wue precizar não recebe wue nso precizar recebe

  12. Paulo Mendes Diz

    Acredito que ou vc está querendo chamar a atenção de quem precisa ou quer apenas expor algo que está a muito tempo esquecida pelo governo que somos nós os sem renda eu sou um destes que não tenho renda por estar desempregado, estou doente com problemas de saúde já fiz até cirurgia pra corrigir um problema meu e ainda estou sofrendo problemas a este respeito sigo sem poder trabalhar, sem auxílio, sem dinheiro e pedindo ajuda me humilhando as pessoas pra conseguir sobreviver e vem pessoas como vc e coloca na matéria como volta de áuxilio poxa isto é muito triste vindo de uma pessoa estudada graduada e diplomada como vc. Peço um pouco de respeito pois eu sou pobre mais não sou bobo.

  13. Valdemar Pinheiro Dos santos Diz

    Será que tenho direito ao auxílio emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.