Auxílio Emergencial no valor de R$ 600 será proposto por Lula; entenda

Diante o atual cenário de crise sanitária e econômica, somando a alta taxa de desemprego e impactos previdenciários, muitos cidadãos têm discutido sobre os valores do atual auxílio emergencial.

Devido a isso, o senador do Partido dos Trabalhadores deve propor o retorno do benefício no valor de R$ 600. O texto da proposta deve ser apresentado por meio de uma PEC.

A medida deve contribuir para ajudar muitas famílias em situação de extrema pobreza, além de manter em movimento a economia do país, segundo Carvalho. Isso pode ocorrer, pois em 2020, quando o valor do benefício seguia essa condição, percebeu-se o impacto socioeconômico.

“Esse fenômeno já foi observado no ano passado, com mais brasileiros tendo acesso a alimentos e uma série de outros produtos, que vão de itens de limpeza a material de construção”, afirma o senador.

No mais, as informações apontam que a proposta deve ser defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressalta a importância da adesão da medida, visto que o debate está em alta. Neste sentido, considera-se o dito do Auxílio Emergencial como uma estratégia da campanha de reeleição de Lula.

Contudo, caso a PEC seja aprova, deve entrar em vigor a partir do mês de junho deste ano.

Caixa confirma 3 pagamentos nesta semana

Caixa Econômica Federal vai liberar mais três saques do auxílio emergencial nesta semana. Portanto, além dos nascidos em janeiro e fevereiro, os beneficiários de abril, maio e junho terão acesso ao benefício em espécie.

Nesta quarta-feira (5) também tem direito ao saque os nascidos em abril. Na quinta-feira (6) será a vez dos nascidos em maio e, por fim, na sexta-feira (7) terão os saques e transferências liberados os nascidos em junho.

Vale lembrar que o Governo Federal e Caixa fizeram a antecipação desses pagamentos. Anteriormente, os beneficiários desses grupos só iriam poder sacar o benefício a partir do dia 12 de maio.

Com essa antecipação, torna-se possível que todos contemplados, nascidos nos 12 meses do ano, recebam em espécie a primeira parcela do auxílio até o dia 17 de maio. No antigo calendário de pagamentos, a data estava para o dia 4 de junho.

Por fim, segundo informações, há uma possibilidade das próximas parcelas também serem antecipadas. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a antecipação surge da alta frequência em que os beneficiários estão movimentando o auxílio na conta poupança social digital por meio do aplicativo, Caixa Tem.

Calendário de saque do auxílio emergencial

Calendário de saque do mês da 1ª parcela
Nascidos em:AgoraAntes
Janeiro30 de abril4 de maio
Fevereiro03 de maio6 de maio
Março04 de maio10 de maio
Abril05 de maio12 de maio
Maio06 de maio14 de maio
Junho07 de maio18 de maio
Julho10 de maio20 de maio
Agosto11 de maio21 de maio
Setembro12 de maio25 de maio
Outubro13 de maio27 de maio
Novembro14 de maio1º de junho
Dezembro17 de maio4 de junho

Veja também: Auxílio emergencial deve ser trocado; Confira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.