Auxílio emergencial: Governo vai pagar adicional; veja como receber

Governo anunciou para esta sexta-feira (3) os pagamentos dos valores adicionais do Auxílio Emergencial. Veja como consultar resultado

O Auxílio Emergencial vai voltar. Mas calma. Não estamos falando de uma prorrogação do benefício. Acontece que nesta sexta-feira (3), o Governo Federal deverá fazer os pagamentos adicionais do programa em questão. A ideia é liberar esse dinheiro para aqueles que fizeram a contestação do resultado do benefício.

Veja também: Auxílio Brasil: confira o calendário detalhado dos pagamentos de dezembro

Mas como saber quem vai ter esse direito? A boa notícia é que dá para pegar essa informação sem precisar sair de casa. Dá para fazer tudo pela internet. Lembra que existia um site oficial do Auxílio Emergencial que tinha justamente a função de consulta dos dados? Ele segue lá com esse mesmo objetivo.

Basta abrir esse site e inserir as suas informações oficiais. Eles irão pedir algumas informações como nome completo, número do CPF, data de nascimento e também o nome completo da mãe. Pronto. A partir daí o próprio sistema vai levar o usuário para a página que avisa como está a situação do perfil neste momento.

Obviamente isso só vale para as pessoas que pediram a contestação pela Dataprev. Dessa forma, são brasileiros que tiveram um bloqueio no benefício este ano e entraram com um desafio no prazo de 10 dias úteis depois do bloqueio. Boa parte deles seguiu sem nenhum tipo de resposta até este momento.

Quem fez a contestação por outros meios, como a Defensoria Pública da União (DPU), por exemplo, precisa entrar em contato com eles para saber como está a sua situação neste momento. Pelo menos é isso o que se sabe até este exato momento. Os pagamentos, aliás,  devem começar desde as primeiras horas desta sexta-feira (3).

Cerca de 11 mil irão receber

Pelas contas do Governo Federal, cerca de 11 mil pessoas irão poder pegar esse dinheiro do adicional do Auxílio Emergencial a partir desta sexta-feira (3). Esse é o grupo de indivíduos que foram selecionadas pelas autoridades.

Ainda de acordo com o Governo Federal, eram cerca de 20 mil pedidos que ainda faltavam ser analisados por eles. Agora, neste momento, eles afirmam que não há mais nenhum caso que carece de análise no Auxílio Emergencial.

Ainda posso contestar?

Sim. Ainda é possível recorrer de um bloqueio ou cancelamento do benefício, mesmo depois do fim do benefício em questão. Só que não vai dar para fazer mais isso através da Dataprev.

A dica neste caso é procurar ajuda da Defensoria Pública da União (DPU) ou mesmo de um juizado especial federal. Em ambos os casos é possível entrar na Justiça para tentar recuperar o dinheiro que não chegou por causa desses bloqueios.

Auxílio emergencial

O Auxílio Emergencial foi um programa social que nasceu ainda em 2020 com o objetivo de ajudar as pessoas que não estavam conseguindo trabalhar por causa da pandemia do novo coronavírus. Pelo menos é o que se sabe.

Entre o ano passado e agora, estima-se que cerca de 70 milhões de brasileiros tenham recebido pelo menos uma parcela do benefício. O programa, aliás,  chegou ao fim ainda no último mês de outubro, junto com o Bolsa Família. É o que se sabe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.