Auxílio Emergencial: Caixa inicia saques da 3ª parcela. Veja quem recebe

De acordo com as informações oficiais do calendário, liberação dos saques da terceira parcela do Auxílio começam nesta quinta (1)

O mês de julho começou e com ele vieram também as liberações dos saques do Auxílio Emergencial. De acordo com informações do calendário oficial do programa, cerca de 2 milhões de pessoas que nasceram em janeiro podem retirar o dinheiro nos caixas dos bancos a partir desse dia 1 de julho.

As pessoas deste grupo receberam o valor desta terceira parcela ainda no último dia 18 de junho. Acontece que naquele primeiro momento eles só podiam usar a quantia de forma digital. De acordo com a Caixa, era possível fazer pagamentos de boletos, e ainda realizar algumas compras online e até mesmo físicas em alguns estabelecimentos.

Agora, essas pessoas podem pegar esse dinheiro em espécie. Vale lembrar que os usuários que gastaram todo o montante ainda de forma digital não terão nada para tirar agora. Para os beneficiários que fizeram isso, o jeito neste momento é esperar o início dos pagamentos da quarta e última parcela do benefício.

Os valores do Auxílio Emergencial seguem os mesmos para todos os grupos. São quatro parcelas de montantes que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender da situação de cada cidadão. Apesar das críticas em relação ao nível dos pagamentos, o Governo Federal  afirma que não vai poder mudar essa lógica. 

O calendário da liberação dos saques obedece os mesmos critérios das datas de aniversário de cada beneficiário. De modo que as liberações seguirão por esta semana. Quem nasceu em fevereiro, por exemplo, vai poder sacar o dinheiro da terceira parcela do benefício nesta sexta-feira (2).

Bolsa Família

Essas regras acima não valem para as pessoas que recebem o Auxílio Emergencial através do Bolsa Família. De acordo com as regras do programa, esse público pode retirar o dinheiro assim que ele fica disponível no dia do repasse.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 10 milhões de beneficiários do Bolsa Família estão recebendo agora os valores do Auxílio Emergencial. Eles recebem os mesmos montantes que os informais recebem.

No entanto, essas pessoas seguem uma lógica própria de pagamentos. Na prática, quase nada muda para eles, só o valor do benefício. Eles seguem, por exemplo, o mesmo calendário que eles recebiam anteriormente nos repasses do Bolsa Família. 

Auxílio Emergencial

Tecnicamente falando, esta é a terceira e penúltima parcela do Auxílio Emergencial. Pelo menos é isso o que se tem de oficial até agora. No entanto, isso deve mudar a qualquer momento. Pelo menos foi isso o que garantiu o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

De acordo com ele, o Governo deverá anunciar em breve uma prorrogação do programa. Seria portanto uma adição de mais dois ou três meses de pagamentos. Assim, o projeto faria repasses até o próximo mês de outubro.

Segundo informações de bastidores, os 39,1 milhões de brasileiros que recebem o benefício hoje seguiriam recebendo o valor em uma possível prorrogação. No entanto, ainda faltam confirmações oficiais sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.