Auxílio: Caixa também vai antecipar quarta parcela do benefício

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (15) a antecipação dos pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial. E nesta mesma coletiva, o Presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que provavelmente eles irão antecipar as datas do quarto ciclo também.

Nesta terça (15), eles anunciaram o novo calendário de pagamentos da terceira parcela. As mudanças só devem atingir as pessoas que se inscreveram pelo aplicativo do benefício ou que estão recebendo pelo Cadúnico. Quem faz parte do Bolsa Família portanto não tem nenhuma alteração nas datas.

De acordo com as mudanças, os trabalhadores informais deverão começar a receber a terceira parcela na próxima sexta-feira (18). No calendário anterior, eles só receberiam no dia 20. A mudança maior, no entanto, vai acontecer para quem nasceu em dezembro.

É que esse grupo receberia o Auxílio apenas no próximo mês de julho. Com essas mudanças, eles devem pegar essa terceira parcela no próximo dia 30 de junho. Será portanto a mesma data de pagamento dos informais que nasceram em novembro.

Veja abaixo o calendário:

Reprodução: Ministério da Cidadania

Vale lembrar que, oficialmente falando, o Auxílio vai ter mais dois pagamentos. Isso porque até aqui o que se sabe é que o programa vai até julho. No entanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro que o Governo deve prorrogar o projeto por mais dois ou três meses.

Antecipação da quarta parcela

O Presidente da Caixa disse ainda que não vai anunciar as datas da antecipação da quarta parcela agora. De acordo com ele, esse anúncio deve acontecer em breve. No final das contas, tudo deve ocorrer nos mesmos moldes desse adiantamento do terceiro ciclo.

Acontece que o Governo Federal tem o dinheiro todo em conta. Então na prática, a data de pagamento não muda muita coisa para eles. De acordo com a PEC Emergencial, que passou por aprovação no Congresso, o Planalto pode gastar até R$ 44 bilhões com esses quatro repasses.

E o fato é que o Governo não vai gastar esse valor todo. De acordo com informações do próprio Ministério da Economia, a previsão atual é que vai sobrar algo em torno de R$ 6 bilhões desses pagamentos. Então esse dinheiro vai diretamente para a possível prorrogação do benefício.

Bolsa Família

Quem está recebendo o Auxílio Emergencial e faz parte do Bolsa Família não vai sofrer nenhuma alteração nas datas de pagamentos desse terceiro ciclo. E também não vai sentir nenhuma mudança em uma possível antecipação dos repasses do quarto ciclo.

As datas para esse público seguem as mesmas. Até porque o calendário que essas pessoas seguem é próprio. E é o mesmo que eles seguiam antes de entrar para o Auxílio. Para esse terceiro ciclo, por exemplo, esse público começa a receber o dinheiro na próxima quinta-feira (17).

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 39,1 milhões de pessoas estão recebendo as quantias do Auxílio Emergencial este ano. Esse número inclui aqueles que se inscreveram pelo app ou que estão ganhando o dinheiro do projeto através do Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.