Auxílio Brasil: o que muda entre os meses de janeiro e fevereiro

Às vésperas do início da segunda leva de pagamentos do Auxílio Brasil, muita gente quer saber o que vai mudar no programa

O Governo Federal está se preparando neste momento para começar os pagamentos da segunda leva do Auxílio Brasil neste ano. De acordo com o calendário oficial de repasses, as liberações neste mês irão acontecer a partir do próximo dia 14. Então estamos falando apenas de 4 dias para que esse processo.

Só que tem muita gente que ainda não sabe exatamente o que vai mudar entre os meses de janeiro e fevereiro. Afinal, o que vai ser diferente? os valores seguirão os mesmos? E o número de usuários? O Ministério da Cidadania publicou nesta quarta-feira (9) uma espécie de nota técnica explicando todas essas questões.

Em tese, o que vai mudar no programa é o número de usuários. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de brasileiros receberam o benefício no último mês de janeiro. Para fevereiro, esse número deve subir para pouco mais de 18 milhões. Então o que se sabe na prática é que cerca de 500 mil pessoas irão entrar no projeto.

Mas as mudanças acabam por aí. De acordo com o Ministério da Cidadania, todo o resto segue igual. Incluindo aí o fato de que ninguém vai poder receber menos do que R$ 400 nos próximos meses. Isso é algo, aliás, que já está valendo desde o último mês de dezembro do ano passado. Isso não vai sofrer nenhuma alteração.

O calendário de pagamentos também segue o mesmo. De acordo com as informações oficiais, essas datas do ano de 2022 foram divulgadas de uma só vez no início de janeiro. Elas não passaram por qualquer mudança. Elas até podem passar, mas pelo menos até aqui, elas seguem intactas. Veja abaixo:

Foto: Reprodução

E os cartões?

O Governo Federal disse que ainda está em processo de produção dos cartões do Auxílio Brasil. A tendência natural é que a grande maioria das pessoas não consigam receber esse dispositivo para este mês de fevereiro de 2022.

Então esse outro ponto que não muda em relação ao que se viu em janeiro. Quem ainda não recebeu o cartão, seguirá podendo movimentar o dinheiro do programa através dos meios digitais como o app do Caixa Tem.

Essas pessoas também poderão seguir fazendo saques, assim como aconteceu em janeiro também. Para isso, eles terão que usar o Caixa Tem para gerar um código. Aí é só usar essa numeração na hora de retirar o dinheiro do programa.

Vale lembrar que esses cartões deverão ser entregues apenas para os 3,5 milhões que entraram no programa em 2022. Quem estava antes no benefício vai poder seguir usando o dispositivo do antigo Bolsa Família sem maiores problemas.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro. De lá até aqui, o programa foi ganhando novas formas até chegar em sua versão mais turbinada neste último mês de janeiro.

O plano do Governo Federal é manter essa lógica de pagamentos até o final deste ano de 2022. Depois disso não dá para saber o que vai acontecer. Essa legislação atual deverá durar apenas até pouco depois das eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.