Auxílio Brasil: o que diz o Ministério sobre a data de pagamento em janeiro

Ministério da Cidadania ainda não divulgou quais são as datas de pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de janeiro

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou oficialmente o calendário de janeiro do Auxílio Brasil. Isso está tirando o sono de muita gente. Mas o fato é que não há motivo para preocupação. De acordo com informações da própria pasta, já dá para traçar uma linha de pagamentos para o próximo mês.

Em comunicado recente, o Ministério disse que vai começar a fazer os repasses do vale-gás no próximo dia 18 de janeiro. Neste mesmo anúncio, eles disseram que essas datas serão as mesmas do calendário do Auxílio Brasil. Então os dois programas acabarão seguindo a mesma lógica de liberações.

Logo depois, o Ministério disse que as datas de pagamentos do Auxílio Brasil em 2022 seguirão a mesma lógica do calendário do Bolsa Família. E que lógica seria essa? A que diz que os repasses saem sempre respeitando a ideia de se liberar o dinheiro nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Pelo menos é o que se sabe.

Juntando essas duas informações, já dá para saber quais são as datas dos pagamentos do Auxílio Brasil em janeiro. Os repasses irão começar no dia 18 para aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. As datas devem seguir essa mesma lógica até chegar no dia 31 para aqueles que possuem o NIS 0.

O mesmo vai servir para os meses seguintes. Eles sempre respeitarão a ideia de pagar o benefício obedecendo os 10 últimos dias úteis. Vale lembrar que os pagamentos do Auxílio Brasil estão confirmados até dezembro de 2022. Então até pelo menos o final do próximo ano, a ideia é seguir esses repasses com essa mesma lógica.

Pagamentos de janeiro

Nos pagamentos de janeiro, o Auxílio Brasil vai seguir fazendo as liberações turbinadas que já valeram agora em dezembro. Assim, todas as pessoas que fazem parte do programa irão receber pelo menos R$ 400.

O que vai mudar mesmo para janeiro é a quantidade de usuários do benefício. Hoje, como dito, o Auxílio Brasil chega na casa de cerca de 14,5 milhões. A partir do próximo ano, esse número vai subir para a casa dos 17 milhões.

Como saberei se vou entrar?

De acordo com o Ministério da Cidadania, quem quer saber se vai entrar precisa ficar de olho nos aplicativos oficiais do Governo. Destaque aí o app do Caixa Tem e também o do Auxílio Brasil, que acabou de ser lançado.

Vai ser por esses canais que o Governo vai fazer a divulgação de quem recebe e quem não pode pegar esse dinheiro. Até aqui, o que se sabe é que a preferência vai para as pessoas que já estão na fila de espera.

Posso acumular o Auxílio Brasil e o vale-gás?

Sim. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, vai ser possível acumular os dois benefícios de uma só vez. Isso quer dizer que uma mesma pessoa vai poder pegar o Auxílio Brasil e o vale-gás ao mesmo tempo.

Na verdade, a ideia central do Governo Federal é dar preferência no vale-gás apenas para as pessoas que estão no Auxílio Brasil. Quem está de fora não deve conseguir receber o novo benefício em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.