Auxílio Brasil: mais de 7 milhões foram inseridos desde o início dos pagamentos

Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 7 milhões de pessoas foram inseridas no Auxílio Brasil desde o final do passado

Desde que começou a fazer pagamentos ainda no final do ano passado, o programa Auxílio Brasil já inseriu mais de 7 milhões de pessoas na folha de liberações. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Cidadania nesta quarta-feira (24). Hoje, estima-se que mais de 20 milhões estejam aptos ao recebimento do benefício.

O Auxílio Brasil do Governo Federal começou a ser pago ainda em novembro de 2021. Na ocasião, apenas os pouco mais de 14 milhões de brasileiros que já faziam parte do antigo Bolsa Família é que podiam receber o montante. Posteriormente, em janeiro deste ano, o total de usuários subiu e bateu pela primeira vez a marca dos 17 milhões de atendidos.

Do início de 2022 até este mês de agosto, novas entradas aconteceram e agora a marca já atinge os 20 milhões, um recorde para a história do programa. Nem mesmo o antigo Bolsa Família chegou a se aproximar da marca. Para conseguir aplicar o aumento, o Governo Federal precisou do Congresso Nacional para aprovar uma série de documentações.

Nesse sentido, no final do ano passado, os parlamentares aprovaram a PEC dos Precatórios, que liberou espaço no orçamento e permitiu a entrada de mais de 3 milhões de pessoas de uma só vez. No último mês de julho, o Congresso Nacional aprovou a PEC dos Benefícios, que liberou R$ 41 bilhões e permitiu a entrada de mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Assim, até o final deste ano de 2022, a expectativa é de que mais usuários possam ser selecionados para o programa social. De toda forma, é provável que as entradas não atinjam mais as marcas de milhões. Afinal de contas, não há indicativo de que o Congresso Nacional aprove mais uma PEC em um momento eleitoral ou mesmo pós eleitoral.

Como entrar no Auxílio Brasil?

Mesmo após as aprovações da PEC dos Precatórios e dos Benefícios, as regras de entrada para o Auxílio Brasil seguem basicamente as mesmas. Permanece valendo a ideia de que não é necessário se inscrever diretamente para o projeto.

Dessa forma, para ter direito ao programa, é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico, com entrada realizada pelas prefeituras de cada município. Além disso, é preciso ter uma renda per capita de até R$ 210.

Caso o cidadão cumpra todas as regras de entrada acima, basta esperar até que o sistema do Ministério da Cidadania selecione o seu nome. A consulta pode ser feita através do aplicativo oficial do Auxílio Brasil.

Pagamentos voltam em setembro

Na última segunda-feira (22), o Governo Federal conclui os repasses de agosto do Auxílio Brasil. A próxima liberação deve ter início no dia 19 de setembro, quando os usuários com o Número de Identificação Social (NIS) final 1 poderão receber o montante.

Até aqui, o Governo Federal não fez nenhuma sinalização de que poderá antecipar o calendário de pagamentos de setembro. Em agosto, os repasses aconteceram ainda na primeira quinzena do mês. Veja como ficou a disposição das datas da próxima liberação:

19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.