Auxílio Brasil: João Roma pede cooperação da oposição na aprovação do projeto

Sem citar nomes de partidos, Ministro da Cidadania pediu para que todos os parlamentares ajudem a aprovar Auxílio

O Governo Federal entregou ainda no início da última semana a Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família. Com isso, o texto do projeto está oficialmente em tramitação no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira (18), o Ministro da Cidadania, João Roma, fez um apelo para os deputados da oposição.

Roma disse que o melhor a se fazer agora é unir forças de todos os partidos para aprovar esse texto. De acordo com o chefe da pasta, esses mesmos partidos poderão mostrar as suas divergências nas eleições do próximo ano. Agora, segundo ele, o momento seria de união para conseguir o aumento do novo Bolsa Família.

“Então a gente precisa cada vez mais parar com essa queda de braço político partidária, ideológica. Isso porque no ano eleitoral, quando chegar lá, cada um defende sua bandeira com a população. Mas nesse momento que as pessoas querem cooperação para melhorar sua qualidade de vida”, disse o Ministro da Cidadania.

João Roma está dando essa declaração justamente em um momento em que vários membros da oposição estão criticando o texto do projeto. O PT, maior de partido contrário ao Presidente, lançou uma nota dizendo que o novo programa representaria o fim do Bolsa Família e que na verdade não daria aumento nenhum.

Além do PT, uma série de outros partidos estão começando a questionar vários pontos do programa. De acordo com informações oficiais, parlamentares lançaram até aqui mais de 400 emendas que tentam alterar algumas regras do projeto em questão. E esse número deve ter crescido nas últimas horas.

Críticas ao Auxílio

A grande questão em toda essa situação é que o Governo Federal não está recebendo críticas apenas de opositores. Mesmo dentro do Palácio do Planalto há ruídos importantes de comunicação quando o assunto é o novo Bolsa Família. Pelo menos é o que dizem as informações de bastidores.

Recentemente, por exemplo, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse em entrevista que o Planalto precisa ser mais rápido com esses projetos. Ele também criticou a ideia de aumentar o novo Bolsa Família para a casa dos R$ 400.

Dentro do Governo Federal, grupos diferentes não pensam igual sobre o número de beneficiários que irão entrar no programa. Parte acredita que o melhor é inserir muita gente, outra parte acredita que é mais responsável colocar apenas mais de 2 milhões.

Plano igual

Mas mesmo diante dessas críticas internas e externas ao auxílio, o Governo Federal está firme na ideia de começar os pagamentos do novo Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Até aqui, esse objetivo ainda não mudou dentro do Palácio do Planalto.

De acordo com informações de bastidores, o Palácio do Planalto acredita que a maioria dos parlamentares vai conseguir aprovar todos os textos necessários para começar os pagamentos do benefício em questão.

Enquanto o novo Bolsa Família não entra em cena, o Governo Federal segue com os pagamentos do Auxílio Emergencial. Nesta semana, aliás, eles iniciaram os repasses da quinta parcela do projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.