Auxílio Brasil: Governo anuncia ENTRADA de mais de 56 mil brasileiros na folha de maio

Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 56 mil brasileiros entraram no Auxílio Brasil neste mês de maio

Mais de 56 mil brasileiros passaram a fazer parte da folha de pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de maio. A princípio, os dados foram divulgados oficialmente pelo Ministério da Cidadania ainda no final da última semana. Com a nova elevação, estima-se que pouco mais de 18,1 milhões de pessoas entraram no benefício neste último mês.

Em abril, o Ministério da Cidadania aponta que exatamente 18.063.021 indivíduos receberam o dinheiro do Auxílio Brasil. Agora em maio, o número total de pessoas aptas ao recebimento subiu para a casa dos 18.119.192. A pasta afirma que se trata de mais um recorde de recebimento dentro da história do programa.

No entanto, o fato é que mesmo com o aumento, o Governo Federal ainda não conseguiu zerar a fila de espera para entrada no projeto. Dados de março divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que pouco mais de 1,3 milhão de brasileiros ainda aguardam por uma vaga no benefício.

A fila de espera se forma porque não há vagas dentro do programa para atender todas as pessoas que desejam fazer parte do benefício. O Governo Federal alega que o orçamento atual não comporta todos os indivíduos. Assim, ao menos uma parte deles precisa esperar até que novas vagas sejam oficialmente abertas pelo Ministério da Cidadania.

Não é necessário realizar nenhum tipo de pedido ou solicitação. Caso o cidadão já cumpra todas as regras básicas de entrada no benefício, basta esperar até o momento em que o Ministério da Cidadania fará a seleção. É importante não acreditar em mensagens que pedem para que o cidadão envie documentos ou senhas com o falso intuito de inscrição no programa social.

Governo não tem obrigação

Vale lembrar que não existe nenhuma lei que obrigue o Governo Federal a pagar o Auxílio Brasil para todas as pessoas que possuem direito de receber o benefício. Portanto, o ritmo da seleção é inteiramente definido pelo Ministério da Cidadania.

O Congresso Nacional chegou a aprovar alguns dispositivos que obrigavam o Governo Federal a pagar o benefício para todas as pessoas que fazem parte do programa. No entanto, a regra foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Ministério da Cidadania alega que segue analisando os dados do Cadúnico com certa frequência. Assim, é provável que novos usuários sejam selecionados com o passar dos próximos meses.

Auxílio Brasil

O Governo Federal iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que podiam receber o dinheiro do novo benefício.

O Ministério da Cidadania estima que pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros ganharam o direito de entrar no programa social desde o início deste ano. São usuários novos que não chegaram a receber o antigo Bolsa Família.

Tomando como base o orçamento que o Governo tem à disposição para os pagamentos do Auxílio Brasil, é possível dizer que a quantidade de usuários do programa neste ano de 2022 deve sempre girar em torno das 18 milhões de pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.