CadÚnico 2022: aplicativo ganha nova versão e amplia o acesso aos serviços

O Governo Federal acaba de atualizar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Agora, os cidadãos poderão fazer um auto-cadastramento, além de buscar no mapa georreferenciado o ponto de atendimento mais próximo.

O aplicativo também permitirá o acesso a extratos dos benefícios vinculados aos cidadãos, bem como a notificações e a assistente virtual. De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 80 milhões de pessoas estão cadastradas na base de dados.

Para quem não sabe, o CadÚnico possibilita a participação em programas e a entrada gratuita em iniciativas do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social, entre outros. A nova versão do aplicativo está disponível para Android e iOS.

A ferramenta será capaz de processar cerca de 36 bilhões de registros para cruzamento de dados. Diante disso, a realização do auto-cadastramento será muito simples, além de reduzir o tempo de espera das unidades de atendimento. Ainda é possível realizar o procedimento de forma presencial.

Por fim, mas não menos importante, o novo aplicativo ampliará o acesso aos serviços do CadÚnico para mais de 700 cidades brasileiras.

“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do governo federal. É uma nova ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”, disse o ministro João Roma.

Revisão no Cadúnico

Mais de 8 milhões de brasileiros precisam atualizar o Cadúnico o mais rapidamente possível sob pena de perder benefícios sociais já nos próximos meses. O Governo Federal utiliza as informações desta lista para decidir quem são as pessoas que podem entrar em programas como o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, dois grupos se destacam neste momento. Um deles é o da averiguação cadastral. Aqui, entram as pessoas que estão com dados inconsistentes no Cadúnico. Eles precisam realizar a atualização até o final do próximo mês de julho, ou então perderão os seus benefícios.

O outro grupo é o da revisão cadastral. Aqui entram as pessoas que estão com os dados desatualizados no sistema. O Governo Federal afirma que eles não fazem a atualização há mais de dois anos. São brasileiros que atualizaram o sistema pela última vez nos anos de 2016 e de 2017 e precisam atualizar até o final deste ano.

Pelas regras gerais, o cidadão que faz parte do Cadúnico precisa realizar a atualização do sistema sempre ao menos uma vez a cada dois anos, ou então sempre que acontecer alguma mudança estrutural na família. A morte de um integrante ou o nascimento de outro, são exemplos de acontecimentos que precisam ser informados.

Algumas pessoas não sabem se o Cadúnico está atualizado ou não. É natural que alguns cidadãos não recordem a data da última atualização ou mesmo quais foram as informações que eles inseriram por lá. Para consultar como está a situação da sua conta agora, basta acessar o app do Cadúnico, inserir os seus dados pessoais e realizar a verificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.