Auxílio Brasil: entenda por que fila de espera pode voltar a crescer este ano

Governo planeja acabar com a fila de espera para entrada no Auxílio Brasil ainda este ano. Mas lista pode voltar a se formar

A fila de espera para entrada no Auxílio Brasil pode chegar ao fim este ano? Sim. Ela pode voltar a se formar logo depois? Sim. Esta é a atual perspectiva para o programa social neste segundo semestre. O Governo pretende inserir mais de 2 milhões de pessoas de uma só vez no próximo mês de agosto, mas a solução pode não ser duradoura.

De acordo com o Governo Federal, uma fila de espera para um programa social se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento de determinado benefício é maior do que a quantidade de vagas que o projeto oferece. Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 700 mil indivíduos estejam nesta situação agora.

Caso o Governo realmente coloque em prática a ideia de abrir mais de 2 milhões de novas vagas, este número já seria mais do que suficiente para inserir todas as pessoas que estão na fila de espera para entrar no programa. O plano é seguir com a inserção no próximo mês de agosto, ou seja, na próxima liberação.

No entanto, a PEC dos Benefícios que está prestes a ser aprovada pela Câmara dos Deputados não prevê a obrigatoriedade de acabar com a fila todos os meses. Dessa forma, mesmo que o Palácio do Planalto consiga zerar a fila de espera neste mês de agosto, é provável que eles não repitam o procedimento nos meses seguintes.

Nesse sentido, é importante lembrar que relatos recentes indicam que a procura pela entrada no Cadúnico segue alta em todo o país. Este pode ser um forte indício de que a lista de espera seguirá aumentando no segundo semestre. Assim, mesmo depois de zerar a fila de espera em agosto, é provável que ela volte no mês de setembro.

Estou na fila de espera. Serei selecionado?

O processo de seleção dos nomes que farão parte da folha de pagamentos do Auxílio Brasil é de responsabilidade do Ministério da Cidadania. Dessa forma, a pasta escolhe o ritmo e o nome dos indivíduos que entram no projeto.

De toda forma, o cidadão pode tomar algumas providências, como manter o Cadúnico atualizado com informações atuais e verdadeiras. Em tese, quem está a mais tempo na fila de espera tem mais chances de ser selecionado em agosto.

Caso você não seja selecionado junto com os mais de 2 milhões de usuários de agosto, poderá seguir tentando entrar nos meses seguintes. A tendência natural é que o Ministério siga inserindo novas pessoas, ainda que em um quantitativo menor, todos os meses

Auxílio Brasil

O Governo Federal iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que podiam receber o dinheiro do benefício.

Desde o mês de janeiro deste ano, o programa inseriu mais de 3 milhões de novos usuários. Ao todo, estima-se que algo em torno de 18 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento do benefício agora.

O próximo pagamento do Auxílio Brasil está marcado para acontecer entre os dias 18 e 29 deste mês de julho. Os repasses das próximas semanas ainda acontecerão na forma antiga, ou seja, sem nenhum impacto da PEC dos Benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.