Usuário poderá movimentar vale-gás com cartão do Bolsa Família em junho

De acordo com o Ministério da Cidadania, usuário pode seguir usando cartão do Bolsa Família para movimentar o vale-gás nacional em junho

Enquanto os novos cartões do Auxílio Brasil não chegam, os usuários do vale-gás nacional podem seguir usando o do antigo Bolsa Família para movimentar o saldo do programa. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, os indivíduos já podiam usar o dispositivo para este fim e agora poderão seguir fazendo isto.

Inicialmente, a ideia central do Governo Federal era entregar um cartão do vale-gás nacional para todas as pessoas que fazem parte do programa. De acordo com o Ministério da Cidadania, trata-se de pouco mais de 5 milhões de pessoas. Refere-se ao número de cidadãos que estavam na folha de pagamentos do projeto no mês de abril.

O plano era fazer com que os usuários do vale-gás nacional usassem o cartão para comprar o botijão de gás apenas em postos credenciados pelo Governo Federal. Dessa forma, o Planalto depositaria o dinheiro no dispositivo, e os usuários poderiam usar a quantia apenas na compra do botijão, sem possibilidade de outras utilidades.

No entanto, o Governo Federal desistiu de entregar os cartões do vale-gás, alegando que a produção poderia gerar ainda mais gastos. Dessa forma, o Ministério da Cidadania decidiu que os usuários do vale-gás não precisam de novos cartões. Eles poderiam movimentar a quantia do benefício através do cartão do Auxílio Brasil.

Entretanto, os dispositivos do novo programa social também não estão prontos e não há uma estimativa oficial de data para a entrega dos novos cartões. Assim, sobrou para os usuários do vale-gás nacional o uso dos objetos do antigo Bolsa Família. Ele não tem data de validade e segue funcionando normalmente.

Mas eu não tenho o cartão do Bolsa Família

E o que acontece quando o cidadão que faz parte do vale-gás nacional não tem o cartão do Bolsa Família? Vale lembrar que a maioria dos beneficiários do programa entraram na folha de pagamentos depois do fim Bolsa Família.

Todavia, o Ministério da Cidadania explica que não há motivos para preocupação. Os cidadãos que não têm o cartão do antigo Bolsa Família, podem seguir usando os outros meios de movimentação do dinheiro do programa.

É possível, por exemplo, movimentar o saldo através do sistema do Caixa Tem. O app também é usado para realizar as movimentações do dinheiro do Auxílio Brasil. As regras, aliás, são basicamente as mesmas para os dois projetos sociais.

Dispositivos geram polêmica

A produção de novos cartões, seja para o Auxílio Brasil ou mesmo para o vale-gás nacional, segue gerando polêmica no Congresso Nacional. Recentemente, dois grupos de parlamentares decidiram entrar com ações no Tribunal de Contas da União (TCU).

Embora sejam documentos diferentes, o fato é que ambos pedem que o Tribunal não permita a produção dos novos cartões por parte do Governo Federal. Os parlamentares alegam que o ato poderia representar um gasto público desnecessário.

Os deputados e senadores alegam que o poder executivo pretende mudar os cartões do antigo Bolsa Família com um objetivo apenas eleitoral. Oficialmente, o Planalto não respondeu à acusação, mas membros do poder executivo dizem em entrevistas que isto não seria verdade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.