Auxílio Brasil: demora na atualização pode atrasar pagamentos. Entenda

De acordo com informações de bastidores, algumas pessoas poderão ter atrasos nos seus pagamentos do Auxílio Brasil

O Governo Federal deve começar no próximo dia 18, os pagamentos da terceira rodada do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas irão poder receber o benefício em questão. São brasileiros que estão no Cadúnico e se encaixam em todas as regras do projeto.

Entretanto, há uma grande chance de nem todo mundo conseguir obter esse dinheiro em janeiro. De acordo com o Ministério, a fila de entrada no projeto já foi zerada, mas mesmo assim algumas pessoas que possuem o direito de receber poderão ficar de fora, pelo menos nesse primeiro momento do ano.

E isso pode acontecer justamente por causa da demora na atualização do cadastro do programa. Como se sabe, muita gente correu para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) no final do ano passado para conseguir entrar no Cadúnico e tentar uma vaga no Auxílio Brasil.

Não há nada oficial sobre isso, mas existe uma grande possibilidade de que boa parte desses cadastros ainda estejam em processo de atualização. Mesmo aqueles que já receberam a confirmação da inclusão e até obtiveram o Número de Inscrição Social (NIS) poderão sofrer com essa demora.

A expectativa é que alguns deles tenham que esperar mais alguns meses para poder entrar no programa ou pelo menos na fila de espera. Procurado, o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses pagamentos, não deu nenhuma resposta ou declaração sobre essa questão. Pelo menos não até o momento da publicação deste artigo.

Pagamentos começam dia 18

Como dito, os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de janeiro começam já no próximo dia 18 de janeiro. Na última semana, o Ministério da Cidadania divulgou o calendário oficial do programa com todas as datas do ano.

Como era esperado, os repasses irão acontecer sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Além disso, segue valendo a lógica de se respeitar o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada cidadão.

Quem tem direito ao Auxílio

Pelas regras do Auxílio Brasil, os cidadãos que têm direito de entrar no programa são aqueles que possuem um perfil ativo no Cadúnico e que estejam também em situação de extrema-pobreza neste momento.

Os pagamentos também podem ser feitos para quem está em situação de pobreza. Mas neste caso, é preciso comprovar que se mora com pelo menos uma gestante, ou um menor de 21 anos de idade. Caso contrário, não recebe.

Ainda dá tempo de entrar no Cadúnico?

Sim. Não há limite de tempo para tentar entrar no Cadúnico. Basta entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e perguntar como é que funciona o processo de entrada por lá. Pronto. Aí é só seguir o passo a passo.

Mas é importante lembrar que a simples entrada no Cadúnico não garante os repasses do Auxílio Brasil automaticamente. É como se você apenas estivesse oferecendo os seus dados para que o Governo faça uma análise e decida se você tem direito ou não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.