Auxílio Brasil: cartão ainda não chegou? Veja o que pode ter acontecido

De acordo com as informações oficiais, cartão do Auxílio Brasil já está sendo enviado para os usuários do programa

O Governo Federal confirmou no início desta semana que já está enviando os cartões do programa Auxílio Brasil para as pessoas que irão receber o benefício. A ideia neste primeiro momento é enviar esses documentos apenas para os 3 milhões de novos beneficiários que começam a receber o dinheiro neste mês de janeiro.

De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas irão receber o dinheiro este mês. Este montante reúne aqueles que já estavam no programa desde o ano passado e também aqueles que estão entrando no projeto agora. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Segundo o Governo, eles estão enviando duas cartas para os endereços dessas pessoas. Esses envios estão acontecendo, na verdade, desde a semana passada. O que nos leva a crer que vários usuários já receberam esses dois documentos em mãos. Se o seu ainda não chegou, não precisa ficar preocupado.

Este fato pode apenas significar que você ainda vai receber as duas cartas. Como dito, o Ministério da Cidadania começou a enviar esses documentos na última semana. Mas este é apenas um processo. Isso quer dizer que mais pessoas deverão receber essa correspondência ainda esta semana e na próxima também.

Outra razão que pode explicar esse não recebimento do benefício é a questão da não atualização do Cadúnico. Vale lembrar que o Governo está tomando como base os dados desta lista. Se você se mudou e essas informações não foram atualizadas, pode ser que a correspondência tenha chegado no seu antigo endereço.

E se eu não entrar agora?

Quem não conseguir entrar no Auxílio Brasil agora não precisa se preocupar. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal vai abrir novas vagas no decorrer do ano. Então a entrada poderá acontecer depois.

Essa, aliás, é uma boa notícia sobretudo para as pessoas que entraram no Cadúnico apenas no final do ano passado. É natural que boa parte delas não consiga entrar agora em janeiro mas elas poderão seguir tentando nos meses seguintes.

Ainda não tenho Cadúnico

Quem não tem Cadúnico não vai poder entrar no Auxílio Brasil. Isso, aliás, é uma condição básica para a entrada no benefício. O Governo Federal analisa apenas os nomes das pessoas que estão de fato nesta lista.

Ainda dá tempo de entrar no Cadúnico? Sim. Basta procurar se informar com a prefeitura da sua cidade. Mas é muito provável que o seu caminho para a entrada no Auxílio Brasil demore mais porque o processo de atualização de dados não costuma ser tão rápido.

Calendário do Auxílio Brasil

Recentemente, o Governo Federal divulgou oficialmente o calendário do Auxílio Brasil. Como era de esperar, portanto, as datas de pagamentos irão ser sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Do mesmo modo, a base de divisão dos grupos seguirá a mesma. Eles continuarão dividindo as pessoas através do Número de Inscrição Social (NIS). O primeiro pagamento do ano é já nesta próxima semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.