Número de usuários do Auxílio Brasil será o maior da história

De acordo com Ministério da Cidadania, número de usuários do Auxílio Brasil vai atingir um patamar histórico

O número de usuários do programa Auxílio Brasil vai atingir um patamar histórico já agora no mês de janeiro. Quem está dizendo isso é o próprio Ministério da Cidadania. Para quem não sabe, essa é a pasta responsável por fazer os repasses do programa para os brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o Ministério, o número de pessoas que serão atendidas pelo Auxílio Brasil em janeiro deverá se aproximar dos 18 milhões de indivíduos. Isso, de fato, é o maior número da história quando se considera o Bolsa Família. É que esse programa nunca chegou próximo desse patamar.

“É o maior patamar de atendimento da história dos programas permanentes de transferência de renda do governo federal. A ação demonstra o compromisso desta gestão em garantir e ampliar continuamente o atendimento nas ações de proteção social para os cidadãos mais vulneráveis”, diz o Ministério.

Vale lembrar, no entanto, que o Auxílio Brasil, da maneira como está desenhado agora, não é um programa permanente. De acordo com as informações oficiais, esse patamar de R$ 400 só deve durar até o fim deste ano de 2022. E o projeto em si também tem prazo de validade. Ele até pode ser esticado, mas não há garantia disso.

Também vale lembrar que mesmo com esse aumento no número de usuários, o programa ainda está bem abaixo do que se viu no Auxílio Emergencial este ano mesmo. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, esse benefício chegou na casa de 39 milhões de pessoas antes de chegar ao fim ainda em 2021.

Confusão com os números

Essa questão dos números do Auxílio Brasil acabou dando muita confusão nas últimas semanas. Isso porque o próprio Ministério da Cidadania deu números conflitantes sobre esse tema. É o que se sabe.

Eles chegaram a dizer que iriam inserir mais 2 milhões de pessoas, depois mudaram para 3 milhões, voltaram a falar em 2 milhões e agora afirmam que irão inserir cerca de 2,7 milhões de novos usuários do Auxílio Brasil.

Quem deve entrar no programa

Pelo que se sabe até aqui, o Governo Federal deverá dar preferência de entrada no projeto para as pessoas que estavam na fila de espera para entrar no programa há mais tempo, pelo menos é isso o que se sabe internamente.

A questão é que não está muito claro quantas pessoas estão nesta lista de espera. O Ministério afirma que está na casa de 1 milhão de brasileiros. Já a Rede Brasileira de Renda Básica fala que já são mais de 5 milhões.

Calendário do Auxílio Brasil

Na última semana, o Ministério da Cidadania divulgou oficialmente o calendário do Auxílio Brasil não apenas para este mês de janeiro, como para o ano todo de 2022. Os primeiros repasses, aliás, devem começar no próximo dia 18. É o que se sabe.

Como era de se esperar, eles deverão seguir a lógica de pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada um dos meses. A regra é seguir a data através do algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS). Veja abaixo:

Reprodução: Ministério da Cidadania
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.