CAIXA conclui os pagamentos do ano de 2021; veja como fica

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, pagamentos de 2021 se encerram já nesta quinta-feira (23)

O Governo Federal está concluindo oficialmente nesta quinta-feira (23) os pagamentos de 2021 do seu Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial do programa, desta vez é a hora das pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0. Eles tradicionalmente são os últimos a receberem todos os meses.

Com isso, o Governo concluiu os seus pagamentos de 2021. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo benefício, algo em torno de 14,5 milhões de pessoas receberam esse dinheiro neste mês de dezembro. Foi basicamente o mesmo número que se viu o primeiro repasse, ainda em novembro.

Com a conclusão dos pagamentos, dá para dizer que todos os usuários do programa receberam o Auxílio Brasil antes do natal, como o Governo Federal estava prometendo que faria. A ideia era que todo mundo recebesse o dinheiro antes das festas natalinas até para poder usar o benefício nesta ocasião.

Em 2021, no entanto, ninguém recebeu o 13º do programa. Nas redes sociais, muita gente relatou que estava esperando por esse pagamento e acabou se decepcionando. Mas o fato é que não era segredo para ninguém que esses valores dobrados não seriam pagos este ano. O próprio Governo vinha confirmando isso.

Dessa forma, os usuários do benefício acabaram recebendo apenas o montante único. De acordo com o Ministério da Cidadania, para este mês de dezembro todo mundo recebeu no mínimo R$ 400. Essa lógica, aliás, deve seguir para os próximos 12 meses de 2022. Pelo menos é isso o que eles estão prometendo.

Quando os repasses voltam

A ideia central do Governo Federal é retomar os pagamentos do Auxílio Brasil já no próximo mês de janeiro. Pelo menos até a publicação desta matéria, eles não tinham definido nenhum tipo de calendário oficial para o próximo ano.

Mas quem fazia parte do antigo Bolsa Família já sabe como isso funciona. O Governo vai reservar os 10 últimos dias úteis do mês de janeiro para fazer esses pagamentos. O mesmo vai acontecer com todos os outros meses do ano.

Quais são as mudanças

Se o valor do programa não vai mudar e o calendário também não, o que de fato vai existir de diferente em 2022? De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a grande alteração vai ficar mesmo por conta do número de usuários.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa em questão está atendendo cerca de 14,5 milhões de pessoas. Para o ano de 2022, eles devem inserir pouco mais de 2 milhões, o que vai elevar tudo para 17 milhões.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

As regras para o recebimento do Auxílio Brasil não são muito diferentes daquelas que víamos no Bolsa Família. Segue valendo a máxima de que é preciso estar com o cadastro ativo no Cadúnico para poder entrar.

Recebem o Auxílio Brasil todas as pessoas que estão nesta lista e que estejam em situação de extrema-pobreza. Usuários que estão no Cadúnico e se encontram em condição de pobreza também recebem desde que morem com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.