Auxílio Brasil: Bolsonaro sanciona lei com vetos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (29) a lei que estabelece o Auxílio Brasil – uma espécie de reformulação do Bolsa Família que deixou de existir depois de 18 anos. As informações são do G1.

Veja também: Mega da Virada: prêmio de R$ 350 mi será sorteado na sexta

A sanção foi necessária já que a Medida Provisória do programa foi editada em agosto. Sendo assim, o projeto de lei do Auxílio Brasil foi aprovado pela Câmara no dia 25 de novembro e pelo Senado no último dia 2.

Na sanção, Bolsonaro vetou o caput do artigo 21, que trata de dotações orçamentarias ao programa até todas as famílias consideras elegíveis aos benefício Primeira Infância, Composição Familiar, Superação da Extrema Pobreza e Compensatório de Transição fossem atendidas.

O presidente defendeu que “a proposição contraria o interesse público, pois a vinculação de atendimento de todas as famílias elegíveis acarretaria em ampliação das despesas”. E continuou: a “proposta estaria em divergência com o disposto em seu § 1º, o qual confere ao Poder Executivo federal a prerrogativa de compatibilizar a quantidade de beneficiários e de benefícios financeiros previstos com as dotações orçamentárias disponíveis, o que afastaria a obrigatoriedade de atender, na integralidade, todas as famílias que cumprissem automaticamente os requisitos estabelecidos neste projeto”.

Com o veto, o benefício poderá contar com fila de espera, mesmo que estas pessoas tenham direito ao benefício.

O Auxílio Brasil: quem pode receber?

Tem direito ao Auxílio Brasil:

  • Famílias com renda mensal igual ou inferior a R$ 105.

Além disso, as famílias também precisam estar com os dados atualizados no CadÚnico. 

O CadÚnico é utilizado para acesso deste e diversos outros benefícios sociais e para ter direito é necessário atualizar pelo menos a cada dois ano ou a cada nova solicitação para atualização.

Importante ficar atento aos seus dados, mesmo que você já receba o benefício, uma vez que serão feitas revisões mensais, que podem gerar o cancelamento do Auxílio Brasil, por inconsciência de dados, por exemplo.

Entenda aqui sobre o valor retroativo do benefício. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.