Auxílio Brasil: Arthur Lira dá prazo para que Governo tome decisão

De acordo com o Presidente da Câmara dos Deputados, o Governo precisa seguir um prazo para não se perder com o Auxílio Brasil

O Governo Federal entregou no Congresso Nacional o texto da Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. Esse é portanto o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. O documento em questão mostra uma série de informações sobre o projeto. No entanto, não cita alguns dados importantes.

Pelo texto em questão, não é possível saber quanto cada pessoa vai receber em média com esse novo programa. Além disso, também não está claro quantos usuários poderão receber esse dinheiro. Isso porque o próprio documento não traça a nova linha de pobreza e extrema-pobreza que o Brasil vai ter.

Diante desta falta de informações, o Presidente da Câmara dos Deputados, deu uma espécie de prazo para que o Governo tome essas posições. De acordo com o Arthur Lira (PP-AL), o Palácio do Planalto precisa falar sobre esses pontos até o próximo dia 31 de outubro. Caso contrário, na visão do Deputado, a situação poderia se complicar.

“Penso que essa discussão vai afunilar agora em outubro e novembro. Imperioso que se faça até 31 de outubro para respeitar alguns prazos legais, constitucionais com relação a criação de novos programas, novas funções, novas fontes, para que essa solução também que é importantíssima seja implementada”, disse Arthur Lira em entrevista nesta semana.

“A gente tem já uma previsão orçamentária para isso. Imposto de renda pessoa física, jurídica e dividendos, nós não precisamos dos recursos que podem advir dele, mas precisávamos de fonte para justificar a criação do novo programa, estabilização dos precatórios”, completou o Deputado na entrevista em questão.

Final de setembro

Quando o Governo Federal enviou a MP do Auxílio Brasil para o Congresso, eles não deram essas informações básicas. No entanto, membros do Palácio do Planalto garantiram que iriam falar sobre isso ainda neste mês de setembro.

Caso cumpram com essa promessa, a população deverá ficar sabendo nos próximos dias qual vai ser o valor médio do programa, além de saber também quantas pessoas irão receber o benefício que entra em cena a partir de novembro.

Nesta semana, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de uma série de reuniões com membros do STJ e do Congresso Nacional. Apesar desses encontros, no entanto, ainda não há uma definição sobre isso.

Bastidores do novo Auxílio

Se por um lado o Governo ainda não bateu o martelo sobre essas informações, pelo menos já se sabe qual é o plano deles para este programa. A ideia é pagar o Auxílio Brasil para algo em torno de 17 milhões de brasileiros. Eles receberiam um valor médio de R$ 300 por mês.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o Bolsa Família atual chega na casa de algo em torno de 14,6 milhões de brasileiros. Vale lembrar que esse número já é um dos maiores da história do programa.

O valor médio atual é de R$ 189. Apesar de também ser um dos mais altos da história do projeto. O poder de compra é mais reduzido do que nos anos anteriores. De acordo com especialistas na área econômica isso está acontecendo por causa da alta inflação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.