Atualização do Cadúnico em 2022: veja como fazer

Pessoas que não passaram por nenhuma mudança na família querem saber se eles também precisam atualizar o Cadúnico

O Governo Federal deve seguir neste mês de janeiro com os pagamentos do seu Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Em comum, esses dois programas estão atendendo a partir de um mesmo calendário de repasses. Mas mais do que isso, os dois benefícios usam o mesmo público: pessoas que estão no Cadúnico.

E é justamente por isso que muita gente está preocupada com o que acontece com ele. Para quem ainda não sabe, o Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes de todas as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade no Brasil neste momento. É o que se sabe.

É portanto a partir desta lista que eles decidem quem são os indivíduos que recebem os seus programas sociais. Então dá para dizer que é uma situação automática: quem não está no Cadúnico não pode receber o vale-gás e nem o Auxílio Brasil. Quem deixa o cadastro passar da data de validade e não atualiza também pode perder o dinheiro.

A dica geral do Governo Federal é que as pessoas atualizem o Cadúnico sempre que acontecer uma mudança estrutural na família. Então se nasceu alguém, morreu alguém, houve mudança de endereço, alguém arrumou ou perdeu um emprego, ou mesmo se um filho mudou de escola, tudo isso deve ser atualizado.

Mas e quem não passou por mudança nenhuma? Essas pessoas também precisam atualizar o cadastro para não perder a validade do Cadúnico. E para isso, é preciso respeitar os limites de tempo. O Governo criou esses prazos para que ninguém deixe esse tempo passar. Pelo menos esse é o argumento.

Os prazos do Cadúnico

Para quem não sabe, as regras do Cadúnico dizem que os cidadãos precisam atualizar os dados do perfil sempre a cada dois meses. Isso considerando um cenário de que não existiu nenhum tipo de mudança na família.

Para quem faz parte do Auxílio Brasil, a dica é fazer essa atualização sempre uma vez ao ano. Esse é um conselho de membros do próprio Governo Federal para evitar que essas pessoas percam o benefício em questão.

Obrigação é sua

Vale sempre lembrar que a obrigação de atualizar o Cadúnico é do cidadão que faz parte da lista em questão. O Governo Federal não tem o papel de lembrar a cada um que o prazo para atualização dos dados está acabando.

Em algumas prefeituras, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) até fazem um trabalho de aviso e de alerta para que as pessoas atualizem. Mas isso nem sempre acontece em todos os municípios. Portanto, é importante prestar bastante atenção nesses prazos.

Não é automático

É sempre importante lembrar que quem entra no Cadúnico não tem automaticamente uma vaga em um programa social. Essa lista apenas facilita essa entrada, mas é preciso esperar até que alguma chance apareça.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, neste exato momento milhões de pessoas que estão atualmente no Cadúnico ainda não estão dentro de nenhum programa social. De qualquer forma, sabe-se que eles possuem mais chances do que quem está fora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.