Covid-19: Escolas da Uganda reabrem após período de fechamento mais longo do mundo

Após cerca de dois anos, as escolas da Uganda reabriram para a oferta de aulas presenciais. As unidades de ensino do país foram fechadas no início de 2020 devido à pandemia da covid-19. Desse modo, a Uganda encerra nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o período mais longo de fechamento das escolas registrado em todo o mundo.

Desde março de 2022, cerca de 15 milhões de estudantes não frequentam as escolas na Uganda por conta da pandemia. Com a determinação da retomada hoje, o ministro da Educação, John Muyingo, definiu que todos os alunos retomarão os estudos um ano acima do nível em que estavam em 2020, quando o país fechou as unidades de ensino devido às restrições sanitárias da pandemia.

Em entrevista à AFP, Muyingo afirmou que “Todas as escolas implementaram protocolos muito rígidos e procedimentos operacionais para garantir que o retorno às escolas seja seguro para as crianças”.

As escolas permaneceram fechadas por 83 semanas no país. Diversos grupos de defesa dos direitos das crianças criticaram a decisão de manter as escolas fechadas (parcial ou totalmente) por tanto tempo. Nesse sentido, a ONG Save the Children alertou para o risco de um alto índice de evasão escolar nas próximas semanas e também para as dificuldades que os estudantes enfrentarão. 

Com informações da AFP.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMG oferta mais de 70 vagas para refugiados e apátridas em edital específico, com inscrições abertas até 17 de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.