ATENÇÃO! CADÚNICO exige atualização até esta sexta-feira (14/10) para não BLOQUEAR o Auxílio Brasil; veja quem precisa

De acordo com o Ministério da Cidadania, grupo precisa atualizar o Cadúnico para não perder benefícios como o Auxílio Brasil

Cidadãos que não atualizam o Cadúnico há mais de dois anos, precisam correr para atualizar o sistema até a próxima sexta-feira (14). Caso contrário, eles poderão perder benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, por exemplo. O Ministério da Cidadania já fez um novo alerta para que as pessoas não percam o prazo final de atualização.

“Caso não atendam ao prazo, em novembro terão seus benefícios bloqueados para saque”, disse a pasta por meio de uma nota. Segundo o Ministério, pouco mais de 263 mil famílias entraram neste mês de outubro com o Cadúnico desatualizado. Este é o grupo de pessoas que precisa correr para não passar pelo risco de perder benefícios sociais.

Vale lembrar que o Cadúnico é uma espécie de porta de entrada do Governo Federal não apenas para o Auxílio Brasil. Através da lista, o poder executivo também seleciona nomes de brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade para programas como o vale-gás nacional. A Tarifa Social de Energia Elétrica é outro projeto que bebe da mesma fonte de dados.

De todo modo, é importante frisar que o Auxílio Brasil ainda é o programa que mais atende pessoas no país. Em outubro, o projeto atingiu pela primeira vez a marca dos 21,1 milhões de atendidos. Segundo o Governo, mais de 1,4 milhão de famílias foram oficialmente convocadas para a chamada revisão cadastral. Destas, estima-se que 757 mil sejam beneficiárias do Auxílio Brasil.

Todos os anos, o Governo Federal realiza a revisão cadastral. Quem está com alguma informação desatualizada, recebe a convocação através do extrato de pagamento do benefício, ou mesmo pela conta de energia elétrica. Em regra geral, o Cadúnico precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que existir uma mudança estrutural na família.

Como conferir

Não é preciso sair de casa para conferir se você está no grupo de pessoas que precisam atualizar o cadastro do Cadúnico. Basta consultar a informação através do app do Meu Cadúnico. Caso você não queira fazer o download, também pode conferir através do site.

Se o seu cadastro estiver atualizado, não há mais com o que se preocupar. Neste caso, não há chance de o Governo Federal suspender ou bloquear o seu benefício. Contudo, não esqueça de realizar a mesma consulta outras vezes durante os próximos meses.

Caso o seu cadastro esteja desatualizado por tempo, ou seja, quando a desatualização acontece porque você não atualiza o sistema há mais de dois anos, então é possível atualizar o Cadúnico pelo próprio app. Basta confirmar as informações que estão indicadas.

Entretanto, caso a sua desatualização aconteça por alguma questão cadastral, como por exemplo a morte ou nascimento de algum integrante, então a atualização só pode ser feita presencialmente. Neste caso, será necessário comparecer ao local indicado pela prefeitura da sua cidade. Normalmente, este local é um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem entra nesta lista, não está automaticamente dentro de nenhum benefício, mas passa a ter mais chances de seleção.

Embora o Cadúnico seja uma lista do Governo Federal, a responsabilidade pela seleção é das prefeituras de cada município. Assim, o cidadão que deseja entrar no sistema, precisa entrar em contato com a sua gestão municipal primeiramente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.