Auxílio-taxista: ministro diz que prefeituras não enviaram dados por “razões ideológicas”

De acordo com o Ministério da Previdência e Trabalho, algumas prefeituras não enviaram dados para o programa auxílio-taxista

Taxistas de algumas cidades brasileiras não receberão o dinheiro do auxílio de R$ 1 mil do Governo Federal, porque as suas prefeituras não enviaram os dados para o Ministério do Trabalho. Ao menos é o que disse o Ministro que comanda a pasta, José Carlos Oliveira. Na oportunidade, o chefe da pasta disse ainda que o não envio aconteceu por “razões ideológicas”.

“Eu pratico política de Estado”, disse José Carlos Oliveira. “Peço que as prefeituras façam dessa forma para que, por questão ideológica, não acabem penalizando seus munícipes”, disse ele em uma coletiva de imprensa na última segunda-feira (15). Foi o último dia para o envio dos dados dos taxistas para o Ministério do Trabalho e da Previdência.

O Ministro não quis dar mais detalhes sobre quais seriam as tais “razões ideológicas” para o não envio dos dados, e nem revelou o número de cidades e nem quais seriam elas. De todo modo, José Carlos Oliveira disse que o número “não é alarmante” e frisou que o não envio por este motivo foi apenas uma “questão pontual”.

Ainda na mesma entrevista coletiva, José Carlos Oliveira disse que é preciso lembrar que nem todos os mais de 5 mil municípios brasileiros possuem cadastros de taxistas. Algumas cidades do país não possuem táxi. O fenômeno acontece sobretudo nos municípios menores, onde não há a necessidade de um motorista para percorrer longas distâncias.

As grandes capitais do país já enviaram os seus dados nos últimos dias. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre já realizaram o envio para que a Dataprev faça a seleção dos nomes dos usuários que podem receber o benefício já a partir desta terça-feira (16), a data oficial do início das liberações do programa.

Auxílio-taxista

Segundo informações do Ministério do Trabalho, pouco mais de 245 mil motoristas de táxi foram selecionados para o recebimento inicial do programa. Nesta terça-feira (16), o Governo liberou as duas primeiras parcelas do benefício.

O auxílio-taxista é um programa que faz parte do conjunto de mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional na chamada PEC dos Benefícios. Abaixo, você pode conferir as datas de pagamentos do projeto social para este ano de 2022:

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

Responsabilidade das prefeituras

Desde o início do processo de seleção para o programa, os taxistas brasileiros não tinham nenhuma responsabilidade no envio dos seus dados. Todo o procedimento envolvia apenas as prefeituras e o Ministério do Trabalho e da Previdência.

O Governo Federal abriu uma janela de envio das informações ainda no final do último mês de julho. Entretanto, alguns prefeitos criticaram o “prazo curto” para a entrega dos dados. Assim, o Ministério decidiu abrir uma segunda janela em agosto.

De todo modo, também esta segunda rodada de envio já foi finalizada nesta segunda-feira (15). Agora, a Dataprev analisa os dados enviados nesta segunda janela para decidir quais taxistas poderão se juntar aos pagamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.