As principais características de um bom líder – Conheça quais são

Saiba quais são as principais características de um líder exemplar.

Saber as principais características de um bom líder pode lhe ajudar a se tornar um gestor mais eficiente e positivo dentro da sua corporação. Por isso, convidamos você para acompanhar este nosso texto de hoje e saber mais sobre o assunto. Vamos lá?

Quais são as principais características de um bom líder?

As principais características de um bom líder não são adquiridas através de certificados ou graduações sobre o assunto. Embora o conhecimento técnico seja sim precioso, e indispensável, não é só ele que faz a diferença.

É necessário saber ter um lado humano bem desenvolvido para ser capaz de se tornar um bom líder

Saiba, agora, do que se trata esse lado humano que mencionamos:

1- Saber escutar sem julgamentos e preconceitos

Pensando de maneira ampla, a escuta ativa e sem julgamentos pode parecer algo simples na teoria, mas na hora da prática é super desafiador. Saber deixar de lado os julgamentos e preconceitos é algo muito complexo, mas que deve ser posto em prática dia após dia.

Um bom líder é capaz de ouvir a sua equipe sem ficar devaneando ao mesmo tempo que escuta, e sem ficar “supondo” o que será dito em seguida. O líder apenas escuta ativamente e com toda a atenção necessária para tomar decisões sábias depois.

2- Saber se colocar no lugar do outro – especialmente no momento do feedback

Da mesma forma que é fundamental saber ouvir os liderados, também é importante saber se colocar no lugar do outro.

Apenas a empatia é capaz de fazer com que você saiba agir de forma coerente na hora de dar um feedback, por exemplo. Isso porque você tenderá a ser mais compreensível e tranquilo, inclusive na hora de apontar alguma falha alheia.

3- Sabe manter-se ao lado de sua equipe – e não à frente

Dentre as principais características de um bom líder, não podemos deixar de citar a importância de saber se colocar ao lado da equipe, e não à frente. Líderes que se sentem superiores, em essência, não são líderes, mas sim, são apenas chefes autoritários.

4- Reconhece os seus erros quando a equipe fracassa

Colocar a culpa apenas na equipe está longe de ser uma das principais características de um bom líder. Pelo contrário! Um líder de verdade sabe admitir que erra junto com o seu time, e não aponta apenas os “culpados”. Afinal, os liderados estão ali para aprender com eles, certo?

5- Sabe demonstrar o reconhecimento e a gratidão para os seus liderados

Saber reconhecer os integrantes do time e agradecer pela atuação de cada um também é imprescindível. Isso tende a melhorar a relação entre líder e liderado, fazendo com que a equipe se sinta parte de algo maior – e não uma mera “peça na engrenagem”.

Portanto, sempre que estiver diante de algo bom, elogie e reconheça. Não diga apenas “ok, ótimo”, mas sim, mostre que você realmente percebeu o esforço da outra pessoa. Isso faz toda a diferença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.