Como ser um bom gestor e líder? Veja algumas dicas!

Veja as nossas dicas para ser um bom gestor e líder.

Ser um bom gestor e líder deixou de ser um objetivo e tornou-se uma necessidade nas grandes corporações, por diversos motivos. Hoje, a liderança é muito mais valorizada do que a gestão fria, afastada e sem contato com a equipe.

Por isso, no conteúdo de hoje nós vamos lhe apresentar alguns fatores importantes que você deve levar em conta na hora de trabalhar o seu espírito de liderança. Acompanhe e saiba mais.

Saiba como ser um bom gestor e líder

Para ser um bom gestor e líder é fundamental levar em conta diversos fatores envolvidos com a capacidade de liderar uma equipe. São eles:

1- Tenha a capacidade de ser mais empático e menos julgador

Cuidado com os julgamentos que você faz sobre as ações e atitudes dos seus liderados. Isso pode minar o relacionamento com a equipe e fazer com que você se feche para o que o time tem a lhe dizer.

Por isso, comece a trabalhar a sua empatia e, sempre que possível, coloque-se no lugar do outro. Tente ser mais compreensível.

2- Não interrompa o outro e saiba ouvi-lo de verdade

Saber ouvir o seu time também é fundamental para ser um bom gestor e líder. Apenas dessa maneira é que você conseguirá compreender as dificuldades das pessoas, assim como os objetivos e os desejos.

Da mesma maneira, demonstrará muito mais disponibilidade e parceria ao se atentar para cada detalhe do que o outro está falando.

3- Aprenda a se comunicar de acordo com as necessidades da sua equipe

Outra forma de ser um bom gestor e líder é aprendendo a se comunicar corretamente com os seus liderados. Para isso, saiba ouvir e falar de acordo com as necessidades do time, sempre visando ser uma pessoa próxima e disponível.

A comunicação mais objetiva também é importante aqui. Além de que ela deve estar sempre alinhada ao seu público: quando o time é formado por jovens, a linguagem deve ser jovial, por exemplo.

4- Não seja do tipo de gestor que pega os créditos apenas para si

Cuidado com aquela mania de ficar com todos os créditos, depois do esforço de toda a equipe! Isso pode até soar absurdo para você, mas saiba que isso é mais comum do que se imagina.

Embora estejamos no Século XXI, ainda nos deparamos com muito profissionais que não reconhecem o esforço da equipe, e apenas atribuem os créditos para si mesmo.

Não seja essa pessoa!

5- Seja do tipo de gestor que encoraja o time e acredita no potencial dele

Encoraje o seu time e demonstre acreditar no potencial dele. Mostre que você confia e isso fará com que eles se sintam cada vez mais energizados para crescer e se desenvolver.

Ao dar esse “combustível” para os seus liderados, você consegue ser um bom gestor e líder, capaz de fazer com que todo o time coloque as energias aonde devem ser colocadas, priorizando bons resultados. Foque nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.