APROVADA novas punições para quem frauda o Bolsa Família

De acordo com o projeto em questão, políticos e funcionários públicos que fraudam o Bolsa Família passam a receber punições maiores

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma lista com novas punições para quem está fraudando o Bolsa Família. A ideia agora é punir com mais rigor políticos e funcionários públicos que estariam recebendo o dinheiro sem precisar.

Veja também: Ex-Ministra critica Auxílio Brasil: “chama pobre de preguiçoso”

O projeto em questão é de autoria dos Deputados Federais Soraya Manuto (PSL-ES) e Helio Lopes (PSL-RJ). De acordo com eles, a ideia é tentar evitar que mais fraudes sigam acontecendo no programa em questão. Por isso, eles querem aumentar essas punições para os agentes públicos que recebem esse dinheiro indevidamente. Esse é o plano.

Funcionaria assim: quando um funcionário público fosse pego recebendo o montante do Bolsa Família de forma indevida, então ele poderia sofrer uma série de punições. De acordo com o texto, ele teria que responder a um processo administrativo e até mesmo perder o emprego. No caso, ele teria ampla liberdade de se defender. É o que se sabe.

Para políticos como vereadores, prefeitos, deputados e até mesmo secretários de governo, a punição poderia ser diferente. Em casos mais graves, eles poderiam perder o mandato. Além disso, eles também poderiam ficar 8 anos sem poder se candidatar oficialmente. Assim como os servidores, eles também teriam direito de se defender. É o que diz o texto.

Apesar da aprovação nesta Comissão, o projeto ainda não está valendo de fato. De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, o texto ainda precisa passar por uma série de outras comissões. Em caso de novas aprovações, aí sim ele fica livre para ir para a o plenário da Câmara dos Deputados. E aí passaria por uma votação geral.

Fraudes no Auxílio

Falando em fraudes, este ano o Governo Federal decidiu aumentar o rigor na busca por golpes no Auxílio Emergencial. Depois de um hiato de três meses sem pagamentos, o programa retornou com os repasses ainda no último mês de abril.

De acordo com o Palácio do Planalto, a Dataprev está analisando as situações de cada uma das 35 milhões de pessoas que recebem o Auxílio Emergencial. E essas análises estão acontecendo periodicamente.

É justamente por isso que muitos brasileiros estão passando por bloqueios no Auxílio Emergencial. Muita gente alega que esses cancelamentos são injustos. A Dataprev diz que quem não concordar com o resultado pode pedir uma contestação.

Novo Bolsa Família

O Auxilio Emergencial está chegando ao fim no final deste mês de outubro. Mas a expectativa é que essa procura por possíveis fraudes siga no novo Bolsa Família, que tem estreia prevista para o próximo mês de novembro.

Não se sabe ao certo como funcionariam essas análises, mas entende-se que elas irão acontecer. De acordo com informações de membros do próprio Palácio do Planalto, algo em torno de 17 milhões de pessoas irão receber o benefício.

Segundo informações da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), o Governo Federal acabou perdendo bilhões de reais em pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial. Isso considerando apenas os repasses do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.