O que estudar sobre a Guerra Fria: confira!

Confira no artigo!

O que estudar sobre a Guerra Fria: descubra!

O termo “Guerra Fria” é utilizado em referência a um conflito que ocorreu entre os anos de 1947 e 1991 e que foi caracterizado pela divisão do mundo em dois blocos: o bloco socialista e o bloco capitalista.

O tema é abordado com grande frequência pelas principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e para a prova do ENEM.

Dessa forma, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa estudar sobre o conflito.

As duas potências

Um ponto extremamente importante sobre a Guerra Fria é que o conflito foi liderado por duas potências: Estados Unidos e União Soviética.

As duas nações se destacaram após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota do Eixo, que incluía a Alemanha Nazista.

Conflito indireto

A Guerra Fria é denominada de “conflito indireto” por muitos historiadores e teóricos. Isso porque, as duas grandes potências, EUA e URSS, nunca se enfrentaram diretamente, mas sim somente por vias indiretas.

As duas ideologias

Como mencionado, a Guerra Fria foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos: o bloco socialista, liderado pela União Soviética, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

Nesse contexto, cada uma das potências tentava consolidar a própria ideologia em diversas áreas do mundo e fazendo uso de diversas estratégias, como: guerras, propaganda e dominação.

É justamente devido à essa característica que podemos afirmar que a Guerra Fria foi um conflito de disputas ideológicas

A queda do muro de Berlim

A queda do muro de Berlim foi um dos eventos mais importantes de toda a Guerra Fria.

O muro dividia a cidade alemã de Berlim em duas partes: uma parte ocidental, que vivia sob influência dos Estados Unidos, e uma parte oriental, que vivia sob influência da URSS.

O muro de Berlim foi oficialmente derrubado em novembro do ano de 1989 e o evento caracterizou o início da dissolução da URSS, que aconteceria oficialmente no ano de 1991.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.