O caminho do crescimento pessoal: Existe um caminho?

Será que existe um único caminho para o desenvolvimento e crescimento pessoal?

Muita gente se questiona sobre o caminho do crescimento pessoal, crendo na possibilidade de haver um “mapa” que poderá ser usado na hora de se desenvolver pessoalmente. Por isso, neste conteúdo nós visamos discutir esse tema para que, juntos, possamos refletir sobre o mesmo.

Acompanhe conosco e vamos pensar sobre o crescimento pessoal!

Existe o caminho do crescimento pessoal?

Vamos pensar, antes de qualquer coisa, no que é o crescimento pessoal. Podemos, assim, caracterizá-lo como:

  • Um processo pautado no autoconhecimento, que viabiliza uma visão mais clara sobre os pontos fortes e fracos que temos. A partir disso, podemos traçar ações e mudanças em prol do nosso crescimento, aprimorando habilidades, ultrapassando limites de maneira saudável e respeitando nossos defeitos. Basicamente, o crescimento pessoal se baseia em nossas singularidades.

Se ele se baseia em nossas singularidades, podemos ter uma pista para a nossa pergunta inicial: existe o caminho do crescimento pessoal?

Pois bem, existe e, ao mesmo tempo, não. Podemos dizer que existe um caminho para cada pessoa, mas cada caminho é único e diferente.

Ninguém consegue repetir o crescimento pessoal pautando-se nas ações de outra pessoa. Essa prática, além de injusta, é capaz de fadar qualquer indivíduo ao fracasso.

Afinal, se cada pessoa possui habilidades, qualidades, defeitos e limitações diferentes, como poderíamos “colocar tudo no mesmo saco” e desejar que todos se desenvolvessem verdadeiramente? Parece inviável, concorda? E realmente o é!

Jamais devemos tentar atingir o nosso crescimento pessoal se deixamos o nosso lado, igualmente, pessoal de escanteio. Não faz sentido, certo?

Isso quer dizer que devemos ter muito cuidado com as receitas milagrosas para a felicidade e para o sucesso. Devemos dar uma atenção a mais ao que realmente sentimos e almejamos, não permitindo que outras pessoas nos forcem a seguir caminhos que elas julgam ser o melhor para nós.

Lembre-se de que ninguém, melhor do que você, sabe quais são as suas reais dificuldades e o que você realmente quer.

Cuidado com o caminho do crescimento pessoal que tentam lhe vender

Partindo do tópico acima, a mensagem que queremos deixar aqui é a de “cuidado”. Cuidado com o caminho do crescimento pessoal que “gurus” tentam lhe vender.

Muitas vezes eles vêm com uma fórmula milagrosa para “chegar lá” e atingir todos os seus sonhos. Embora em alguns casos esses sujeitos possam ter boas intenções, esse tipo de atitude tende a ser muito invasiva.

Querer reduzir a vida de alguém a um passo a passo de sucesso é triste, sujo e completamente injusto. Afinal, é difícil alguém ter insucesso e dificuldades porque, de fato, quer, não é mesmo?

Portanto, considere que o caminho do crescimento pessoal é aquele que se enquadra em seus sonhos, necessidades e objetivos. E não nos do outro.

Foque no seu autoconhecimento, na sua autoestima e no seu amor-próprio. Escute as suas emoções e não aceite fórmulas prontas das outras pessoas. Quem sabe assim você passa a construir o seu próprio crescimento pessoal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.