SAIU antecipação dos 13º dos aposentados: Bolsonaro assina decreto

ATENÇÃO, aposentados! O presidente Jair Bolsonaro ( sem partido) já assinou um decreto liberando os valores do 13º da Previdência Social. A informação é do G1, que obteve a confirmação com a Secretaria-Geral da Presidência nesta terça-feira (04).

De acordo com a secretaria, o pagamento da antecipação do 13º dos aposentados será feito em duas parcelas, como geralmente acontece. O primeiro pagamento será realizado em maio e a segundo, em junho. No calendário comum, o pagamento se daria em meados de agosto e novembro.

Em nota, o órgão informou que a maioria dos beneficiários são “pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento”, diz o texto.

“Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia”, completou.

Orçamento e antecipação do 13º para aposentados

A antecipação do 13º de aposentados é uma das promessas que o governo federal já tinha se comprometido para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.

Por outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vinha relatando que era necessário aguardar a aprovação do orçamento. Afirmação que foi questionada por economistas.

Segundo Matheus Rosa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a antecipação do 13º de aposentados não altera os valores, apenas a data dos pagamentos. Este seria um dos motivos para a iniciativa já ter condições de ser realizada pelo governo.

“Como a medida prevê apenas antecipação de despesas, não há efeito de aumento de gasto em termos anuais, uma vez que o governo seria obrigado a realizar o pagamento dos benefícios de qualquer forma”, explica Rosa.

“Ao inverter de ser no final do ano, anteciparia para abril ou maio. Então, não tem um gasto novo. É só a mudança do gasto no tempo”, completa Fábio Klein, consultor e especialista em contas públicas.

Antecipação também beneficiária o governo

Para Rosa, a antecipação do 13º de aposentados deveria ser vista como prioridade, uma vez que também irá movimentar a economia.

“A importância de antecipar pagamentos do 13º passa por perceber que, pela atual conjuntura de pandemia, com efeitos econômicos e de saúde pública, é melhor que as pessoas recebam recursos o mais rápido possível. Se assim não fosse, receba antecipadamente ou seguindo o calendário usual de pagamentos não faria diferença “, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.