Ninguém é obrigado a sacar o dinheiro do Auxílio nas agências, diz Caixa

A Caixa liberou desde o final do último mês de abril os saques em espécie da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os informais. Essa liberação está acontecendo de forma escalonada e há um calendário para isso. Dias depois do início, muita gente ainda está confusa sobre a questão.

De acordo com informações da própria Caixa Econômica, muita gente está imaginando que tem a obrigação de procurar a agência na data da liberação do dinheiro. Está correndo pelas ruas uma informação falsa que diz que as pessoas que não forem pegar o dinheiro do banco, perderão o benefício.

O fato é que isso não é verdade. De acordo com a própria Caixa, ninguém é obrigado a sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial nas agências. Aliás, o próprio banco diz que prefere que as pessoas evitem ir até os pontos físicos para diminuir as aglomerações em tempos de pandemia.

Quem não quiser sacar o dinheiro no banco, pode movimentar a quantia pelo aplicativo Caixa Tem. E a liberação desse dinheiro aconteceu bem antes da liberação dos saques na agência. Então a ideia é que quem puder usar o meio digital, evite ir até os pontos físicos.

Logo, a Caixa quer reservar os bancos apenas para as pessoas que realmente não estão conseguindo, por algum motivo, movimentar o dinheiro do Auxílio no Caixa Tem. De acordo com o banco, há uma operação em andamento para tentar atender essas pessoas da melhor maneira possível.

Filas nos bancos

Nas redes sociais, várias pessoas postaram fotografias de filas quilométricas em várias cidades do país. Aconteceram aglomerações em cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. O Governo afirma que tentou ao máximo evitar que essas filas acontecessem.

Informações da imprensa dão conta de que muitos trabalhadores estão chegando a dormir nas filas para evitar perder a vez no dia seguinte. A medida extrema, e perigosa, revela o nível de desespero de muita gente nessa busca pela retirada de dinheiro do Auxílio.

No entanto, a Caixa diz que tais medidas não são necessárias. Isso porque a ordem para todas as agências do país é atender todo mundo que chegue ao banco na hora do funcionamento. Para quem não sabe, o horário de funcionamento da Caixa é o mesmo em todo o Brasil: das 8h às 13h.

Movimentação do Auxílio

Como dito, a Caixa está estimulando a movimentação do Auxílio Emergencial pelo aplicativo Caixa Tem. De acordo com o banco, essa prática faz com que as pessoas deixem de sair de casa para pagar contas, por exemplo. E o fato é que uma boa parcela de beneficiários optam mesmo pelo aplicativo.

Segundo a caixa, cerca de 75% dos beneficiários do Auxílio Emergencial movimentam o dinheiro pelo Caixa Tem. Dessa forma, podemos dizer que a maioria das pessoas não precisa ir até o banco para tirar esse dinheiro. Esses usuários conseguem movimentar tudo de casa.

Isso não quer dizer, no entanto, que todas as pessoas conseguem fazer isso. Afinal, o mesmo dado mostra que 25% das pessoas ainda não possuem acesso livre ao aplicativo, seja por ausência de internet ou não. Essas pessoas não possuem outra saída a não ser ir ao banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.