Quais alimentos que ajudam a combater a queda de cabelos?

Existem alguns alimentos que ajudam a combater a queda de cabelos e que fortalecem os fios por conta das suas vitaminas e nutrientes. Normalmente, esses alimentos são frutas, verduras e legumes, que proporcionam um crescimento capilar mais saudável e impedem o enfraquecimento da raiz e da estrutura dos fios.

Neste texto, apresentamos algumas opções de alimentos para você conhecer e, quem sabe, incluir na sua dieta. Não deixe de conferir!

Quais alimentos que ajudam a combater a queda de cabelos?

Quando a queda de cabelo é causada especificamente por deficiências nutricionais, alguns alimentos podem ser incluídos na dieta, de forma saudável, para proporcionar o fortalecimento dos fios e combater o problema de queda. Veja quais podem ser esses alimentos e saiba mais:

  • Abacate: Além de ser uma fruta super saborosa e versátil, o abacate também é rico em vitamina E e ácidos graxos saudáveis, que ajudam a hidratar e fortalecer os fios de cabelo. Por isso, incluir esse alimento na dieta, de forma equilibrada, é uma boa ideia. Apenas não se esqueça de que ele pode ser mais calórico do que outras frutas, ok?
  • Cenoura: A cenoura pode ser consumida em forma de suco, salada, bolos e tortas, desde que preparada com ingredientes saudáveis, é claro. Por ser rica em vitamina A, a cenoura ajuda a manter o couro cabeludo saudável e promove o crescimento do cabelo. Afinal, essa vitamina proporciona a produção de colágeno e queratina, que são substâncias “base” para a estrutura dos fios.
  • Batata-doce: A batata doce é super fácil de ser consumida, e pode ser incluída em diferentes refeições, com base em uma dieta calórica saudável. Trata-se de um alimento rico em beta-caroteno, sendo que este é convertido em vitamina A dentro do organismo. Isto é, a batata-doce pode proporcionar benefícios semelhantes à cenoura.
  • Couve-manteiga e espinafre: Ambos são ricos em ferro e vitamina C e A, que são fundamentais para a saúde dos cabelos. O ferro, por exemplo, é responsável por proporcionar maior produção de hemoglobina, sendo que esta leva o oxigênio para diferentes partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Com a ausência desse mineral, os fios ficam mais fracos e propensos à queda. Já a vitamina C proporciona uma melhora na absorção do ferro, o que contribui para que os fios fiquem mais saudáveis.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de alimentos que contêm vitaminas, nutrientes e minerais necessários para combater a queda de cabelos. Na dúvida, converse com o seu nutricionista!

A causa da queda deve ser investigada

A queda de cabelo pode ter várias causas, incluindo genética, estresse, ansiedade, deficiências nutricionais e desequilíbrios hormonais. Por isso, além de investir em uma alimentação saudável, com base em alimentos que propiciem o fortalecimento capilar, também é importante considerar qual a real causa do seu problema.

Dessa maneira, recomendamos que você procure a ajuda de um dermatologista para que ele avalie a situação mais de perto, especialmente se você tem uma dieta balanceada, mas, ainda assim, sofre com a queda capilar.

Afinal, desse modo você poderá tratar o problema raiz, resultando em uma recuperação mais efetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.