ALERTA! Banco que liberar consignado do INSS sem autorização pode ser multado; confira

Medida visa proteger os aposentados e pensionistas do INSS

Você sabia que o banco que liberar consignado do INSS sem autorização pode ser multado? Afinal, nos dias de hoje, onde a comodidade financeira é uma busca constante, os empréstimos consignados têm se tornado uma opção popular para muitos.

No entanto, a proteção do consumidor e a regulamentação adequada são fundamentais para garantir que os cidadãos não sejam explorados financeiramente.

E é com esse foco que a Lei 2.131/07 surge como um marco importante na legislação financeira, visando coibir práticas abusivas por parte de instituições financeiras que concedem empréstimos consignados para beneficiários do INSS sem a devida autorização. Continue lendo para entender melhor esse assunto!

Nova medida de proteção do Consignado do INSS, saiba mais

A partir da aprovação pela Câmara dos Deputados no último dia 9 de agosto de 2023, quarta-feira, a Lei 2.131/07 se tornou uma salvaguarda contra ações prejudiciais aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Assim, esta nova medida estipula que bancos e outras instituições financeiras que liberarem empréstimos consignados para beneficiários do INSS sem a devida autorização estarão sujeitos a uma multa de 10% do valor total do empréstimo.

Além disso, além dos aposentados e pensionistas tradicionais do INSS, a medida também abarca outros beneficiários, como os servidores públicos federais e os celetistas.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito amplamente utilizada por beneficiários do instituto, servidores públicos federais e celetistas, que oferece vantagens únicas no cenário financeiro.

Afinal, nesse tipo de empréstimo, a principal característica é a possibilidade de descontar as parcelas diretamente do salário ou benefício recebido, o que reduz o risco de inadimplência para as instituições financeiras.

Além disso, os empréstimos consignados geralmente apresentam taxas de juros mais baixas em comparação com outras formas de crédito.

O processo de solicitação é simples e, muitas vezes, é possível realizá-lo de forma online, tornando-o mais conveniente para os solicitantes. Essa acessibilidade, aliada à menor burocracia, tem contribuído para a popularização desse tipo de empréstimo.

No entanto, a nova Lei 2.131/07 introduz uma camada adicional de proteção, exigindo autorização explícita dos beneficiários do INSS antes da concessão de empréstimos consignados.

Isso assegura que o consumidor tenha total ciência e controle sobre as transações financeiras envolvidas, evitando práticas enganosas por parte das instituições financeiras.

Riscos e práticas desonestas no consignado do INSS

É muito importante entender que a natureza do empréstimo consignado também pode torná-lo um alvo para práticas desonestas.

Afinal, muitas vezes, os beneficiários do INSS são alvo de ofertas enganosas, que prometem empréstimos rápidos e fáceis, mas que, na verdade, podem resultar em endividamento, por conta de termos e taxas ocultas.

Assim, a nova Lei 2.131/07 visa combater essas práticas e garantir que a concessão de empréstimos consignados seja apenas após uma autorização explícita do beneficiário.

Multa de 10%, entenda

A multa de 10% do valor total do empréstimo imposta pela Lei 2.131/07 é uma medida dissuasiva destinada a incentivar as instituições financeiras a aderirem às melhores práticas e à ética empresarial.

Assim, através dessa penalidade, busca-se evitar que os beneficiários do INSS sejam prejudicados por empréstimos não autorizados. E que as instituições financeiras sejam mais cuidadosas em suas abordagens de marketing e concessão de crédito.

Em um momento em que a segurança financeira e a proteção do consumidor estão no centro das preocupações do Governo Federal, a Lei 2.131/07 se destaca como um avanço significativo na regulamentação dos empréstimos consignados.

Além disso, a legislação é uma demonstração clara do compromisso do governo em promover um ambiente financeiro mais justo e transparente para os cidadãos.

Fique atento a legislação e não caia em golpes!

A recente aprovação da Lei 2.131/07 pela Câmara dos Deputados em 9 de agosto de 2023 trouxe uma importante salvaguarda para beneficiários do INSS, servidores públicos federais e celetistas que buscam empréstimos consignados.

Afinal, a imposição de uma multa de 10% do valor do empréstimo para instituições financeiras que concederem empréstimos sem autorização serve como um lembrete crucial para a responsabilidade e ética empresarial.

Enquanto o empréstimo consignado do INSS pode ser uma ferramenta financeira útil, a proteção do consumidor deve sempre estar em primeiro plano. E a nova legislação reflete essa prioridade.

Ainda mais, a busca por um equilíbrio entre acessibilidade financeira e segurança do consumidor continua a evoluir. Dessa forma, a Lei 2.131/07 é um passo importante nessa direção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.