Como ajudar um colega de trabalho

Ajudar um colega de trabalho é uma atitude muito nobre. Só quem já teve dúvidas no ambiente de trabalho é que sabe o quanto esses questionamentos podem atrapalhar a nossa rotina. Ao mesmo tempo, quem já recebeu o apoio de algum colega sabe o quanto essa atitude pode mudar o nosso dia.

Por isso, neste texto nós trouxemos alguns apontamentos que podem ajudar você a ser um colega de trabalho que apoia os demais e consegue estabelecer relações mais equilibradas e saudáveis. Confira!

Como ajudar um colega de trabalho?

Para ajudar um colega de trabalho é necessário ter o olhar bastante atento. Isso porque não são todas as pessoas que gostam de demonstrar alguma dificuldade ou fraqueza. Muito disso se deve ao fato de que a sociedade ainda impõe certos padrões de comportamento. Vemos muitas pessoas passando a imagem de “perfeição” no trabalho, ou de que sabem de tudo o tempo todo.

Porém, somos seres humanos, e não robôs. Isso significa que tudo o que sabemos hoje é fruto de uma aprendizagem do passado. Portanto, pedir ajuda não é um problema – na realidade é uma solução para muita coisa.

Entretanto, sabemos que nem todas as pessoas levam em conta esse ponto de vista – e isso as atrapalha na hora de pedir ajuda. Por isso, se você quer realmente ajudar um colega de trabalho, veja as dicas abaixo que podem ser úteis:

1. Observe a atuação dos seus colegas

A observação é uma forte aliada nessa empreitada. Isso porque é por meio dela que você poderá perceber quando o seu colega está um pouco confuso ou até mesmo irritado com algo que não consegue concluir. Se você perceber esses sinais, aproxime-se aos poucos e ofereça o seu suporte.

2. Apresente métodos que você crê que otimizam tempo e atividades

Se você utiliza métodos revolucionários para agilizar o seu trabalho, minimizando o tempo investido, por exemplo, experimente apresentar isso aos seus colegas. Diga que você tem uma forma interessante de concluir uma atividade, e apresente esta forma. Assim, os colegas poderão perceber que você está ali para realmente formar um time.

3. Pergunte se os seus colegas precisam de ajuda

Outra forma de ajudar um colega de trabalho é, simplesmente, perguntando se eles precisam de ajuda. Pergunte! Não tenha medo de perguntar. Isso fará com que os seus colegas saibam que podem contar com você.

4. Demonstre abertura para que eles possam fazer perguntas

Seja uma pessoa relativamente disponível. Se você quer ajudar um colega de trabalho, não pode demorar dias e semanas para responder uma dúvida simples, não é mesmo? O ideal é abrir um tempinho do seu dia para responder questionamentos, quando isso estiver ao seu alcance.

5. Diga que você estará ali para ajudá-lo

Seja claro ao demonstrar que você está ali para apoiar o seu colega. Diga que ele pode lhe procurar em caso de dificuldades e dúvidas, afinal, você também teve que aprender em algum momento.

Isso mostrará o quanto você é humilde e deseja realmente criar uma atmosfera mais interessante para a sua equipe como um todo.

Seja você aquela pessoa que deseja conhecer no seu trabalho! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.