Poupança: não abdique de controlar suas finanças pessoais

Você pode viabilizar uma poupança direcionando valores de maneira planejada e faseada. Confira dicas adaptáveis!

Você pode viabilizar uma poupança direcionando valores de maneira planejada e faseada através de um planejamento financeiro flexível.

Poupança: não abdique de controlar suas finanças pessoais

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança, pois não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade. Todavia, é primordial que você direcione para a poupança os valores oriundos de economias geradas através de mudanças no seu comportamento atual.

Analise seus hábitos de compra e consumo

Sendo assim, você deve ter atenção plena ao seu comportamento de compra e consumo para que você verifique quais são as possíveis mudanças. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas. Dessa maneira, estará gerando economia sem abdicar de serviço bancário.

Foque na frequência de depósitos realizados

Dentro do conceito da poupança como o resultado de um processo, é importante que você direcione o valor economizado para a sua carteira. No entanto, você irá economizar valores baixos.

Não foque nos valores monetários 

Sendo assim, é aconselhável que você não foque no valor monetário no momento inicial do seu planejamento, já que ao modificar os seus comportamentos nocivos financeiramente, você irá construir uma relação positiva com suas finanças pessoais; o que será primordial para que você obtenha sucesso em longo prazo.

Crie uma visualização tangível

Além disso, ao direcionar diversos valores baixos, você irá visualizar de forma tangível a sua mudança; o que pode ser um fator motivacional. Posteriormente, é importante que você modifique o seu planejamento para que você defina metas maiores e direcione valores fixos. Entretanto, é muito importante que você não tenha esse processo como um fator de autocobrança, e sim como uma mudança comportamental e habitual.

Tenha paciência com o seu próprio processo

Lembre-se de que você pode obter sucesso, ainda que o seu planejamento ocorra de forma não linear. Por isso, não abdique de controlar suas finanças, ainda que esse processo seja faseado. Dessa forma, você irá construir uma relação positiva com o seu dinheiro e com seu hábitos de consumo na sua rotina. 

Acompanhe o seu processo de maneira customizada

Você pode utilizar ferramentas de gestão para acompanhar o seu planejamento, como o Trello ou aplicativos próprios para a gestão financeira; já que são ferramentas customizáveis e intuitivas. O mais importante é que você não abdique de controlar a sua rotina financeira para que você possa realizar os seus objetivos pessoais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.