Como ajudar um colega de trabalho com baixo desempenho?

Saber ajudar um colega de trabalho com baixo desempenho pode fazer toda a diferença nos relacionamentos dentro da equipe e na vida de uma pessoa que temos apreço. Afinal, quem não se sente um pouco afetado ao se deparar com algum colega que está sofrendo impasses no dia a dia de trabalho, não é mesmo?

Por isso, reunimos algumas práticas que podem ajudar você na hora de dar um auxílio a mais para quem precisa. Confira e comece a mudar a vida de alguém!

Como ajudar um colega de trabalho com baixo desempenho?

Antes de qualquer coisa, é necessário levarmos em conta o fato de cada caso sempre será um caso. Isso quer dizer que devemos ter em mente qual é o motivo ou os motivos pelos quais o nosso colega está passando por uma fase ruim. Pois se o problema for pessoal, por exemplo, o que poderemos dar a ele é apoio e escuta ativa; já em casos de falta de habilidade ou dificuldades para aprender uma nova demanda, poderemos auxiliar ensinando e dando o nosso suporte.

Por isso, considere as dicas abaixo como sugestões e encontre aquelas que estão alinhadas às necessidades do seu colega. Vamos adiante!

1. Dê um feedback que possa auxiliar no desenvolvimento

Comece elaborando um bom feedback. Seja empático e construa um discurso que possa realmente auxiliar o seu colega. Às vezes, a pessoa não consegue enxergar os motivos pelos quais o desempenho dela caiu, e um feedback pode ajudar nessa autoavaliação. Por isso, agende uma conversa com seu colega e aponte as circunstâncias com respeito.

2. Apresente sugestões plausíveis para o trabalho

Se você percebe que a pessoa tem colocado em prática algumas ferramentas pouco promissoras, sugira o que pode melhorar o desempenho do seu colega. Será que um novo método ou uma nova ferramenta pode ajudar? De que maneira o dia a dia do colega pode ser mais produtivo? Converse com ele sobre essas possibilidades.

3. Escute ativamente e seja empático

Procure manter a escuta ativa na hora de ajudar um colega de trabalho com baixo desempenho. Como mencionamos no começo deste artigo, às vezes o indivíduo está passando por momentos ruins na vida pessoal, e uma escuta e acolhimento podem ser relevantes – desde que vocês tenham proximidade e a pessoa se sinta à vontade para falar.

4. Reconheça os pontos fortes do seu colega

Fortaleça a autoestima de quem está perto de você reconhecendo os pontos fortes que essa pessoa possui. O que esse colega sabe fazer bem?

Relembre-o das conquistas já alcançadas e ajude-o a enxergar que é possível “dar a volta por cima”, pois a pessoa é preparada e pode sempre crescer mais.

5. Converse sobre as habilidades que podem ajudar

Converse com o seu colega sobre as habilidades que ele pode adquirir para ir mais longe e retomar o desempenho que tinha antes. Especialmente se algumas coisas mudaram na empresa, essas sugestões podem ser valiosas. Ofereça-as.

6. Incentive-o a buscar apoio da liderança ou buscar ajuda de fora

Por fim, incentive-o a conversar com a liderança. Afinal, às vezes, a melhor forma de ajudar um colega de trabalho com baixo desempenho é fazendo com que ele converse com o líder e busque apoio de outros profissionais qualificados, como psicólogos. Assim, a carreira poderá voltar ao caminho mais promissor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.