Abono salarial: Veja calendário para saques e como obter o benefício

Em 2022, mais de 22 milhões de brasileiros estão aptos a receber o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o valor total a ser pago ultrapassa os 20 bilhões de reais.

A Caixa Econômica Federal pagará o benefício para os trabalhadores do setor privado inscritos no PIS. Os pagamentos serão realizados entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março deste ano.

Já para os trabalhadores do setor público, além de militares e empregados de estatais inscritos no PASEP, o pagamento do abono salarial será realizado pelo Banco do Brasil entre os dias 15 de fevereiro e 24 de março.

O abono salarial geralmente é pago no ano seguinte ao ano em que houve jornada durante 12 meses consecutivos. Cada lote corresponde ao mês de nascimento do trabalhador. Porém, neste ano, o pagamento será feito em apenas dois meses.

A identificação e o pagamento dos beneficiários eram feitos pelos bancos públicos federais, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Entretanto esta atividade foi questionada pelos órgãos de controle, que recomendaram a separação das atividades. Outra recomendação feita pelos órgãos de controle foi a realização dos pagamentos num mesmo ano.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, “Buscando atender a recomendação dos órgãos de controle, o governo federal internalizou no Ministério a identificação e passou a ter em tempo real e online o controle integral da política do abono salarial, desde a recepção dos dados transmitidos pelos empregadores, até o processo de identificação e pagamento”.

Onde retirar o pagamento do abono salarial

Os trabalhadores do setor privado que possuírem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal irão receber o crédito automaticamente no banco, de acordo com seu mês de nascimento.

Os demais beneficiários receberão o pagamento por meio da poupança social digital, que pode ser consultada através do app Caixa Tem. O saque também poderá ser realizado por meio do Cartão Cidadão, caso não seja possível a abertura da conta digital.

Basta ir a um terminal de autoatendimento, unidade lotérica ou agências Caixa com seu Cartão Cidadão e senha em mãos. O pagamento também será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Para os trabalhadores inscritos no PASEP, o pagamento irá ocorrer via crédito em conta para quem possui conta corrente ou poupança no Banco do Brasil. Já quem não for correntista do BB, poderá realizar a transferência via TED para uma conta de sua titularidade em outra instituição financeira.

A transferência poderá ser realizada por meio de terminais de autoatendimento, no portal online do BB ou no guichê de caixa das agências do Banco do Brasil, basta apresentar um documento oficial de identidade como RG ou CPF.

Calendários de pagamento do abono salarial

Confira o calendário de pagamento para trabalhadores do setor privado:

Mês de nascimento    Data do pagamento

 

Janeiro                        8 de fevereiro

Fevereiro                    10 de fevereiro

Março                         15 de fevereiro

Abril                            17 de fevereiro

Maio                            22 de fevereiro

Junho                          24 de fevereiro

Julho                           15 de março

Agosto                        17 de março

Setembro                    22 de março

Outubro                      24 de março

Novembro                  29 de março

Dezembro                   31 de março

 

Confira o calendário de pagamento para trabalhadores do setor público:

Final da inscrição       Data do pagamento

 

0                      15 de fevereiro

1                      15 de fevereiro

2                      17 de fevereiro

3                      17 de fevereiro

4                      22 de fevereiro

5                      24 de fevereiro

6                      15 de março

7                      17 de março

8                      22 de março

9                      24 de março

Para os trabalhadores residentes em Minas Gerais e Bahia

Os trabalhadores que residem nos estados de Minas Gerais e Bahia, que são consideradas áreas em situação de emergência, irão receber os abonos salariais no primeiro dia de pagamento, sendo dia 8 de fevereiro para os inscritos no PIS e dia 15 de fevereiro para os inscritos no PASEP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.