A notícia que chocou e surpreendeu a todos os brasileiros com dívidas acaba de sair

De acordo com o Ministro da Fazenda, a ideia do Desenrola é ajudar pessoas que possuem dívidas de até R$ 5 mil

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) deu mais detalhes sobre a criação do programa Desenrola. Trata-se do projeto que prevê a renegociação de dívidas de mais de 37 milhões de pessoas que recebem até dois salários mínimos dentro de suas famílias.

Um dos pontos definidos pelo Governo Federal e confirmados por Haddad, é o de que o projeto vai atender indivíduos que tenham dívidas de até R$ 5 mil. Segundo o Ministro da Fazenda, este será o limite das liberações das negociações com empresas em todo o país a partir do sistema do Desenrola.

Pessoas que fazem parte de programas sociais do Governo Federal e que estejam negativadas, também podem participar do programa. Assim, um usuário do Bolsa Família, por exemplo, poderá participar do sistema normalmente. Este processo pode ajudar inclusive os cidadãos que contraíram dívidas após contratar o consignado do Auxílio Brasil.

A ideia é que os indivíduos possam negociar com as empresas todos os tipos de débito, menos as dívidas que foram contraídas com o setor público. Dados apresentados pelo Ministro da Fazenda apontam que quase 70% das dívidas do país não são contraídas com bancos e sim com varejistas e companhias de água, gás e telefonia.

Outro ponto adiantado por Fernando Haddad é que o Governo vai definir um prazo de 60 meses para que o cidadão pague a sua dívida depois da negociação. Segundo o Ministro, todas as regras descritas foram analisadas pelo presidente Lula e aprovadas pelo chefe de estado na última segunda-feira (06/03).

Brasileiros com dívidas tem uma solução. Veja como vai funcionar o Desenrola

Segundo o Ministro, o plano é permitir que bancos, varejistas e empresas de distribuição de água e luz participem do projeto, se assim desejarem. Eles poderão oferecer os seus descontos, desde que respeitem o percentual mínimo exigido pelo governo.

A ideia é permitir apenas a entrada dos credores que aceitem conceder algum patamar de desconto. Trata-se, portanto, de uma condição obrigatória para que o Governo aceite a participação do credor.

O poder executivo criará uma plataforma digital que vai reunir devedores, credores e bancos em um mesmo sistema. Um app deverá ser desenvolvido por uma empresa no decorrer das próximas semanas.

Depois de lançar o programa, o devedor poderá entrar no site ou app utilizando basicamente as suas informações pessoais. Ele poderá checar e confirmar o tamanho da sua dívida, e os credores poderão fazer uma oferta de desconto.

Desenrola

O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula (PT) nas eleições do ano passado. Além dele, outros candidatos prometeram criar programas para ajudar a diminuir o tamanho do endividamento no Brasil.

Ciro Gomes (PDT), por exemplo, foi um dos candidatos que indicaram a criação de um programa semelhante no decorrer da campanha. O pedetista apoiou Lula no segundo turno das eleições presidenciais do ano passado.

Dados mais recentes da Serasa mostram que em janeiro de 2023, a inadimplência no Brasil voltou a registrar crescimento. Hoje, estima-se que cerca de 70,09 milhões de brasileiros estejam com o nome restrito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.