A importância de construir uma rotina

Entenda a importância por trás de uma rotina estruturada.

Você sabe qual é a importância de construir uma rotina e porque isso é tão valorizado, desde a educação infantil? Bom, se você não souber responder esse questionamento, então convidamos você para seguir em nosso texto de hoje. 🙂

Nele vamos esclarecer por que criar uma rotina de estudo e/ou trabalho é tão poderoso para a saúde mental e a produtividade. Acompanhe e entenda.

A importância de construir uma rotina – Veja os benefícios de uma rotina estruturada!

A importância de construir uma rotina está atrelada ao bem-estar e até mesmo a qualidade de vida de uma pessoa. Embora muita gente ache que uma rotina muito estruturada possa ser “chata”, isso não é plenamente verdade.

O segredo é construir um método de trabalho e estudo, mas sempre buscar maneiras diferentes de implementá-lo para não torná-lo monótono.

Contudo, abaixo elencamos os principais benefícios de ter uma rotina bem estruturada. Veja:

1- Maior produtividade e menor chance de procrastinação

Quando você tem um horário específico para as suas atividades diárias, a sua produtividade pode ser mais bem explorada.

Isso porque você ancora a sua mente na ideia de que o seu trabalho ou estudo terá começo, meio e fim, e isso faz toda a diferença na hora de evitar a procrastinação.

Afinal, sem um horário para as suas ações, a sua mente pode criar a falsa ideia de que “depois você faz”- mesmo sabendo que é bem possível que você não faça.

2- Mais foco e concentração nas atividades

A importância de construir uma rotina também se relaciona com o foco e a concentração que você tem nas suas atividades cotidianas. Basicamente, funciona como no tópico acima: a sua mente sabe que aquele é o momento de trabalhar ou estudar, e mantém uma maior concentração nas suas atividades.

3- Sensação de dever cumprido no fim do dia

Não há nada melhor do que sentir que cumpriu com o dever de um dia, no fim da tarde ou no começo da noite, não é mesmo? Pois você sabia que essa sensação pode, ainda, aumentar a sua produtividade e motivação? Pois é!

Com uma rotina bem equilibrada e estruturada você passará a sentir mais vezes a sensação de dever cumprido.

4- Mais chances de fortalecer bons hábitos

A importância de construir uma rotina também está envolvida com a criação de bons hábitos. Afinal, como ter um bom hábito de sono, alimentação e pausas no trabalho, se você não tiver horário para nada? Parece inviável, não é mesmo?

5- Saúde física e mental mais equilibradas

A sua saúde física e mental também recebem impactos positivos. A física, pois você não se sobrecarrega e tem horário para começar e terminar o trabalho; e mental, pois você se sente mais organizado e satisfeito com os resultados que vai atingindo no seu dia a dia de estudos.

Afinal, nada melhor do que saber que está tudo sob controle, não acha? E os métodos e rotinas criam exatamente essa sensação!

Você já estruturou uma boa rotina para você? Pense sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.