A Idade Moderna: resumão!

A Idade Moderna: vai cair na sua prova

A Idade Moderna é um período de extrema importância para a história da humanidade que se localiza entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

O período e seus acontecimentos aparecem com uma imensa frequência nas principais provas de história do país, como o ENEM e os vestibulares. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumão sobre a Idade Moderna.

A Idade Moderna: Introdução

O termo Idade Moderna se refere ao período histórico que se inicia no século XV e termina no século XVIII. Dessa maneira, podemos afirmar que temporalmente ele está localizado entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

Existem debates muito importantes entre historiadores sobre qual o ano de início e qual o ano de término da Idade Moderna.

Alguns afirmam que ela teria se iniciado no ano de 1473, com a Queda de Constantinopla. Outros afirmam que a data de início seria na verdade 1492, com as Grandes Navegações.

Quanto ao seu fim, existem aqueles que afirmam que a Idade Contemporânea se iniciaria em 1760, com a Primeira Revolução Industrial. Outros afirmam que, na verdade, a Idade Moderna terminaria em 1789, com a Queda da Bastilha, na Revolução Francesa.

A Idade Moderna: Características

A Idade Moderna foi um período de grandes transformações, como as revoluções e as diversas alterações na mentalidade ocidental. As mudanças nos pensamentos dos cidadãos ocorre, principalmente, devido ao declínio do feudalismo (iniciado na Idade Média), o surgimento da burguesia e, por fim, o Iluminismo. Além disso, a economia foi também muito afetada, com o surgimento do capitalismo. As ciências, ainda, se desenvolvem, afastando o teocentrismo.

Ainda, a Era Moderna é o período em que ocorrem os renascimentos: o Renascimento Histórico, o Renascimento Artístico e o Renascimento Comercial e Urbano. Dessa forma, podemos afirmar que importantes transformações de ordem econômica, científica, urbana, artística e religiosa ocorreram.

A Idade Moderna: Política

A Idade Moderna é, como um todo, o período em que o Absolutismo predomina, com o Antigo Regime. Nessa época, grande parte dos estados nacionais estavam já formados e eles eram governados por fortes monarquias centralizadoras, em contraposição ao feudalismo da Idade Média.

Os monarcas eram os responsáveis pelo controle da política, da economia e da sociedade. São eles que irão incentivar os novos descobrimentos, em busca de mais mão-de-obra e de mais riquezas para os seus poderosos reinos.

A Idade Moderna: Grandes Navegações

A Idade Moderna é a época em que as distâncias se encurtam, uma vez que os europeus se lançam por mares nunca antes navegados, explorando o mundo e desvendando a natureza.  As Grandes Navegações só foram possíveis devido aos imensos avanços tecnológicos tecnológicos do período, como o aperfeiçoamento da bússola e do astrolábio.

Com as descobertas, diversas teorias científicas que se afastavam da religião puderam ser descobertas. É a época de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e Giordano Bruno.

A Idade Moderna: Economia

A economia da Idade Moderna se desenvolveu, em grande parte, devido ao intenso comércio que passou a ocorrer em níveis municipais, nacionais e internacionais a partir do século XV. Essa intensificação das trocas comerciais foi acompanha pelo crescimento da população e das cidades e o desenvolvimento das manufaturas.

Além disso, base econômica do período foi o Mercantilismo como estrutura da Idade Moderna. O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII e se caracterizou pela forte intervenção do Estado absolutista na economia. É ainda esses sistema econômico que irá realizar a transição do modo de produção feudal para aquele capitalista.

O mercantilismo proporcionou o acúmulo dos capitais, que seriam investidos nas navegações e, posteriormente, na Revolução Industrial.

A Idade Moderna: Pensamento

A Idade Moderna é o palco do Iluminismo, movimento intelectual de extrema importância que pregava o uso da razão em detrimento do uso da fé. Ainda, o período será palco também das importantes Reformas Religiosas, iniciadas por Martinho Lutero, que causam grandes transformações sociais e importantes conflitos.

A Igreja irá responder aos movimentos com a Contrarreforma, intensificando a rigidez de seus dogmas e da Inquisição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.