Graduação: Tudo sobre o curso de Engenharia de Materiais

A escolha de um curso de graduação não é uma decisão fácil, pois o estudante precisa dedicar ao curso pelo menos quatro anos de sua vida. Além disso, é o curso de graduação que vai direcionar a carreira profissional do estudante e determinar a área de atuação e remuneração.

Portanto, é necessário pesquisar bastante antes de fazer essa escolha e conhecer bem a área do curso desejado para evitar arrependimentos no futuro. Pensando nisso, neste texto apresentaremos os principais elementos do curso de Engenharia de Materiais. Assim, os interessados nessa área da engenharia poderão entender melhor essa graduação.

Graduação em Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais é uma área da engenharia que se dedica ao estudo e desenvolvimento de materiais para diversas aplicações, desde a fabricação de dispositivos eletrônicos até a construção civil. É um curso interdisciplinar que combina conhecimentos da física, química e matemática, entre outras áreas.

O curso de Engenharia de Materiais tem duração média de 5 anos, sendo devolvido geralmente em 10 semestres. Durante a graduação, os estudantes têm contato com disciplinas teóricas e práticas, além de laboratórios e projetos de pesquisa.

Esse curso é oferecido em diversas universidades públicas e privadas do Brasil. Desse modo, mesmo que não tenham condição de pagar pelo curso, é possível cursá-lo em alguma universidade pública (estadual ou federal).

As disciplinas do curso de Engenharia de Materiais incluem Química Geral e Inorgânica, Física, Matemática, Termodinâmica, Materiais Cerâmicos, Polímeros, Metais e Ligas, Processamento de Materiais, entre outras. Nesse sentido, para fazer essa graduação, o ideal é que o estudante tenha afinidade com as ciências da natureza e domine razoavelmente matemática.

Durante essa graduação, os estudantes também têm a oportunidade de fazer estágios em empresas do ramo, o que possibilita uma maior experiência prática. Isso é importante para ingressar no mercado de trabalho logo após concluir a graduação.

Setores de atuação

Os profissionais formados em Engenharia de Materiais podem atuar em diversos setores da indústria, como na produção de materiais para aeronáutica, construção civil, indústria automotiva, eletrônica, entre outros. Também podem atuar em empresas de pesquisa e desenvolvimento de materiais, laboratórios de análise de materiais, universidades, entre outros.

O engenheiro de materiais, que é o profissional formado e apto a atuar na área, é responsável por estudar, selecionar, especificar e incluir os novos materiais para uso. Nesse sentido, esse profissional atua no aperfeiçoamento das propriedades das matérias a fim de criar materiais resistentes, fáceis de manusear e que tenham outras características fundamentais para os devidos fins.

Esse profissional pode atuar ainda a gestão e a supervisão de projetos e processos de produção. A remuneração do engenheiro de materiais vai depender do ramo escolhido para atuação e também da sua experiência no mercado de trabalho. Desse modo, o profissional pode receber de R$ 3.000,00 a aproximadamente R$ 9.000,00.

Uma das vantagens do curso de Engenharia de Materiais é a possibilidade de atuar em áreas multidisciplinares, o que amplia o leque de oportunidades de trabalho. Além disso, é uma área em constante evolução, com novas tecnologias e materiais sendo desenvolvidos constantemente, o que torna a profissão sempre desafiadora e atual.

Para ingressar no curso de Engenharia de Materiais, é preciso ter concluído o Ensino Médio e realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma vaga em uma universidade pública. Para universidades privadas, é necessário realizar um vestibular próprio da instituição. É um curso interdisciplinar que combina conhecimentos de várias áreas, tem uma grande demanda no mercado de trabalho e oferece uma ampla variedade de possibilidades de atuação.

Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu trabalho acadêmico de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.