05 filmes sobre a Idade Moderna: confira quais são eles!

05 filmes sobre a Idade Moderna: uma lista completa

Você sabia que é possível estudar um dos períodos mais importantes de toda a história da humanidade através de filmes?

É muito importante que você revise constantemente os principais acontecimentos da Idade Moderna, uma vez que eles aparecem com frequência nas principais provas do país, com um destaque para o ENEM e para os vestibulares.

05 filmes sobre a Idade Moderna: Conheça quais são eles

Com cerca de 300 anos, a Idade Moderna é uma importante parte da história do Ocidente. O período se inicia após a Idade Média e termina somente no ano da Revolução Francesa, em 1789. Alguns historiadores afirmam que a Idade Moderna se inicie no ano de 1492, com as Grandes Navegações, enquanto outros afirmam que ela se iniciaria no ano de 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos.

Porém, independentemente de quanto tenha se iniciado, o período é de extrema importância para a história da humanidade, uma vez que foi marcado por grandes mudanças na Europa e que percorreram todo o mundo. Entre essas, podemos citar: a Reforma Protestante, o Renascimento, a Contrarreforma Católica e a colonização da América e da Ásia.

05 filmes sobre a Idade Moderna: A lista

Você pode aproveitar a grande quantidade de produções a respeito da Idade Moderna para estudar o período enquanto se diverte. Vale ressaltar que alguns acontecimentos do período moderno estão entre aqueles mais cobrados pelas provas de história. Os vestibulares, por exemplo, abordam com frequência questões sobre essa fase da história humana.

Dessa forma, vamos ver, a seguir, uma lista de 5 filmes para que você possa entender um pouco mais sobre esse período tão importante:

  • A Condessa: o filme relata a história da condessa húngara Elizabeth Bathory, herdeira dos Bathory, que causa uma série de assassinatos a partir da crença de que tomar banho com o sangue de virgens irá preservar sua beleza. A condessa entrou para a história como a Condessa Sangrenta ou como Condessa Drácula.
  • Duas Rainhas: o filme retrata a história da Rainha dos Escoceses, Mary Stuart, que fugiu para a Inglaterra para disputar o trono inglês coma a Rainha Elizabeth I, da dinastia Tudor.
  • A Reforma Protestante: o filme é dividido em três partes e conta com depoimentos de historiadores e teólogos a respeito de um dos principais momentos da história da Idade Moderna e que dividiu a Igreja Católica: as Reformas Religiosas, também chamadas de Reformas Protestantes.
  • Versalhes, o sonho de um rei: o imenso Palácio de Versalhes foi construído durante o reinado de Luís XIV, conhecido como Rei Sol, e que ficou famoso pelo glamour e festas que fez durante seu governo, causando uma grande crise na economia francesa.
  • 1492: A Conquista do Paraíso: o filme retrata as Grandes Navegações e os principais momentos desse acontecimento tão relevante.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.