77% dos brasileiros adultos jogam regularmente pelo celular

Levantamento aponta que smartphone e tablet são os dispositivos mais utilizados, sendo 59% com uso diário

De acordo com uma pesquisa, 77% dos brasileiros adultos jogam pelo smartphone. Realizado pela Adcolony e divulgada pela Adsmovil, empresa de soluções de publicidade digital na América Latina e nos Estados Unidos, o levantamento mostra também que a maioria dos brasileiros prefere jogar diariamente (59%) ou mais de uma vez na semana (28%) por meio do smartphone e do tablet.

LEIA MAIS: Minecraft é o jogo mais usado por hackers para espalharem vírus entre gamers

A frequência de adultos jogando também é alta. Mais da metade (54%) dos brasileiros jogam entre duas e três vezes no mesmo dia. Em horas semanais, 38% dos adultos gastam mais de dez horas na atividade, tendo uma média de aproximadamente 1h40 por dia. 

O computador é utilizado por 17% dos adultos para jogar por uma vez na semana e no mês por 9% deles. O uso de videogames portáteis, como o Nintendo Switch ou o PS Vita, é menos frequente. Apenas 15% utilizam esse tipo de dispositivo e 18% nunca usaram um. 

Os brasileiros variam em relação às atividades realizadas ao mesmo tempo em que jogam no smartphone, mas uma coincidência foi observada no levantamento, pois a maioria continua utilizando outras formas de entretenimento tecnológico. Quase todos os brasileiros (82%) jogam enquanto assistem programas, séries e shows na televisão e 18% apenas durante os intervalos comerciais. 

Entre os outros destaques estão ouvir música (62%), seguidos por acessar as redes sociais (37%), conversar com conhecidos por aplicativos de mensagens (34%) e assistir a filmes e séries via streaming (29%). 

A preferência dos brasileiros

Os brasileiros variam pouco entre os tipos de jogos que gostam. Cerca de 30% jogam apenas três tipos de games, enquanto 25% preferem apenas dois tipos. Com relação aos tipos, mais da metade (54%) preferem o estilo puzzle, onde o jogador precisa resolver desafios, seguidos por 41% de ação e aventura, 36% de cartas, 35% de corrida e esporte, 33% de estratégia, 31% de tiro, 29% de battle royale e 26% de cassino. 

Outras curiosidades dizem respeito às razões pelas quais os brasileiros jogam jogos virtuais: sendo 63% para relaxar e aliviar o estresse. Mais da metade (58%) por diversão, um terço (33%) para jogar com amigos, 32% para ter progresso pessoal e 28% para aprender algo. Além disso, o humor de 60% melhora à medida que jogam. 

Outro dado da pesquisa aponta que 78% dos entrevistados sentem segurança ao realizar o download de aplicativos de jogos no celular. Além disso, 40% das pessoas ainda lembram da publicidade que aparece nos jogos de aplicativos de celular. Para 79% dos entrevistados, os anúncios que se convertem em monetização nos jogos são melhores, enquanto 69% têm interesse em assistir à publicidade sobre aparelhos tecnológicos, como celular e tablet, e produtos de cuidados pessoais. 

Entre os entrevistados na pesquisa, 48% são homens e 52% mulheres. Já sobre a faixa etária, 36% dos ouvidos têm entre 14 e 29 anos; 44%, entre 30 e 49; e 20%, entre 50 e 65. 

Os games mais populares

De acordo com um levantamento do site Liga dos Games, Estados Unidos, Índia e Brasil são os países em que as populações mais jogam games mobile. O portal levou em conta os jogos mais baixados e onde eles são mais utilizados. O site também apontou os games mais populares em 2020: 

  • Candy Crush Saga: com mais de 1 bilhão de downloads, o game é conhecido por oferecer uma experiência simples, onde o jogador precisa atirar bolinhas e formar sequências de mesma cor até liberar a tela. A proposta é parecida com a de um game bem antigo e de muito sucesso, o Tetris. 
  • Subway Surfers: também com mais de 1 bilhão de downloads, este jogo está na categoria de “corrida infinita”. Aqui, o jogador precisa desviar de obstáculos enquanto o personagem corre. Para não parecer tão simples, é possível juntar itens que dão habilidades especiais para escapar de uma trombada. 
  • Free Fire: esse aqui é famoso entre crianças e adolescentes brasileiros. Ele oferece uma experiência de battle royale, ou seja, jogadores se enfrentam para restar somente um time ou um personagem no mapa. O sucesso do app (são mais de 500 milhões de downloads) é resultado principalmente dos baixos requisitos técnicos e da simplicidade do game, que permite à maioria dos smartphones rodar. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.