5 eventos que impactaram os rumos da História do Brasil: descubra!

Acontecimentos que serão cobrados nas suas provas!

5 eventos que impactaram os rumos da História do Brasil: a lista

A história do Brasil é composta por uma série de eventos extremamente importantes que, de maneira progressiva, contribuíram para a criação do país em que vivemos hoje.

Porém, alguns acontecimentos se destacam devido à sua importância e ao impacto que causaram nos rumos da história do país. Esses são, justamente, os acontecimentos que são mais cobrados em provas.

Dessa maneira, para te ajudar, o texto de hoje trouxe um resumo com cinco eventos que impactaram os rumos da história brasileira.

Confira, a seguir, quais são eles!

A fundação da primeira vila

Você sabia que a colonização portuguesa se inicia oficialmente no país com a fundação de uma vila?

Isso mesmo. O marco inicial da colonização de Portugal no Brasil e, consequentemente, do Brasil Colônia acontece no momento em que Martim Afonso de Souza, após ser encaminhado pelo rei português D. João III, realiza a primeira a expedição colonizadora no litoral brasileiro.

O resultado dessa expedição seria a criação da primeira vila do Brasil, no ano de 1532: a Vila de São Vicente.

A abertura dos portos às nações amigas

No ano de 1808, D. João VI decreta a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal. Esse fato é extremamente importante, uma vez que ele foi o responsável pelo fim do pacto colonial, que havia se iniciado no século XVI.

O dia do fico

O termo “dia do fico” é utilizado em referência à um dos episódios mais importantes de toda a história brasileira. No dia nove de janeiro de 1822, D. Pedro I, príncipe regente do Brasil, não obedeceu as ordens que haviam sido enviadas pela corte portuguesa. Os portugueses queriam que D. Pedro retornasse imediatamente para Portugal, mas ele anunciou que ficaria no Brasil. O episódio consolidou ainda mais as tensões existentes entre os dois países.

O resultado do dia do fico pôde ser observado de maneira direta oito meses depois: dona Leopoldina, esposa de D. Pedro, assinou uma declaração efetivando a separação do Brasil de Portugal, uma vez que o seu marido estava viajando.

Pedro descobriu sobre o acontecimento às margens do rio Ipiranga, no dia 7 de setembro, e proclamou a frase: “Independência ou morte”. O Brasil se tornava, então, independente.

A abolição da escravidão

A abolição da escravidão ocorreu no dia 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel, filha de D. Pedro II, assinou a Lei Áurea, que extinguia o trabalho escravo no Brasil.

A Lei Áurea não foi capaz de integrar os ex-escravizados na sociedade brasileira, mas, sem dúvidas, foi um marco na história do país.

A revolução de 1930

A revolução de 1930 foi extremamente importante para a história do Brasil. Isso porque, o movimento consolidou o fim da República Oligárquica, que havia se iniciado no ano de 1894.

Ainda, a revolução é também o símbolo do início do governo de Getúlio Vargas, presidente que se tornaria o símbolo do populismo no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.